A madeira Teca está entre as matérias-primas preferidas dos brasileiros por alguns motivos consideráveis. Entre eles, a beleza, a durabilidade e a resistência.

Antes de começar ou mesmo contratar qualquer projeto, é essencial se aprofundar sobre os tipos de madeiras disponíveis no mercado, bem como suas características e procedências.

Separamos aqui as principais curiosidades sobre a madeira Teca para quem deseja saber mais e se inspirar.

De onde vem a Teca?

A madeira Teca, muito utilizada pelo setor de marcenaria e indústria em geral, vem de uma árvore chamada “Tectona Grandis” e é típica das florestas asiáticas, principalmente, na Indonésia.

Ela se adapta muito bem ao clima tropical, por isso, hoje em dia também se faz presente aqui no Brasil, segundo Letícia Piagentini, marceneira e apresentadora do canal LumberJills. “Atualmente, a madeira Teca é produzida também aqui no Brasil e o melhor disso tudo é que apresenta certificação”.

A saber, o plantio de Teca no Brasil está distribuído no Mato Grosso, Acre, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, entre outros estados.

Conforme explica Fernanda Sanino, também do LumberJills, é fundamental exigir a certificação e não se deixar levar pelo preço da madeira. “A madeira mais barata, normalmente, não tem o selo de garantia contra o desmatamento ilegal”.

Principais características da madeira Teca

É mais comum que a madeira Teca apresente coloração castanho-dourado ou médio. Normalmente, ela é fornecida nos formatos caibro ou sarrafo, conforme detalha Letícia.

“Além disso, é uma madeira boa de se trabalhar porque não é muito dura e nem muito mole. O corte é simples”. Fernanda completa que a madeira Teca é ótima para trabalhar também porque recebe muito bem o processo de torneamento.

“E isso facilita a produção e contribui para o resultado final”. Para completar, a madeira Teca ainda pode ser aplainada, furada, lixada e colada.

Essa matéria-prima possui uma ótima durabilidade natural porque apresenta oleosidade típica da sua própria existência e também a presença de sílica, que contribui para que dure por muitos anos.

De acordo com os especialistas da Cedro Madeireira, embora a madeira Teca venha de uma árvore grande, ela apresenta densidade média e não é pesada. “Apesar da presença de sílica, a Teca aceita bem a colagem. Em alguns casos é preciso limpar a superfície com um solvente antes do acabamento”.

Característica mais marcante da Teca

Sem dúvida, entre todas as características da madeira Teca, a responsável pela sua popularidade é a resistência à umidade.

Sim, a madeira Teca pode ser molhada e, por isso, é muito utilizada em áreas externas. Isso porque ela seca facilmente e tem uma considerável estabilidade dimensional. Para se ter uma ideia, a madeira em questão resiste a ataques de fungos e insetos. 

Essa qualidade da respectiva madeira é tão importante que ela é utilizada, além da fabricação de móveis, pela indústria naval e para a fabricação de revestimentos e assoalhos.

“Muita gente opta em ter a madeira Teca como pia em áreas externas porque ela é bonita e durável”, considera Letícia. No entanto, o segmento moveleiro tem inúmeras opções de uso com essa matéria-prima. Além de pias, mesas, cadeiras, poltronas, cristaleiras, armários, etc. 

A madeira Teca é versátil e o acabamento, normalmente, é aprovado por marcenarias e clientes, o que faz com que ela seja sempre uma boa escolha para móveis externos e internos.

Também, para projetos de decoração, com peças como portas, janelas, painéis e prateleiras, e utensílios domésticos, entre os quais as tábuas para churrasco. Esse material pode ser encontrado em diversas madeireiras e o preço varia conforme a espessura e tamanho do painel.

Vale a pena consultar um especialista!

Baixe o e-book e saiba mais sobre a exportação de madeiras!

  • Relevância do Brasil na produção e exportação de madeiras
  • Madeiras brasileiras mais desejadas no mercado internacional
  • Ranking das madeiras mais exportadas
  • Legalidade da exportação de madeira no Brasil
  • Madeira e sustentabilidade