Os móveis em madeira maciça são mais do que decorativos. Estas peças são verdadeiros investimentos, uma vez que duram uma vida, como dizem.

Além disso, são funcionais e belíssimos, contribuindo com os melhores projetos de arquitetura para diferentes ambientes residenciais e comerciais.

No entanto, assim como os demais tipos de móveis, os fabricados em madeira maciça também devem receber cuidados de conservação.

Para que fiquem sempre bonitos, vistosos e durem o tempo desejado e prometido pelo fabricante, algumas medidas devem ser tomadas.

Para te ajudar com a conservação dos móveis em madeira maciça, este conteúdo traz os principais cuidados a serem tomados.

Evite as intempéries do clima

Tanto a exposição solar quanto as chuvas podem causar empenamento, rachaduras e o desbotamento das superfícies em madeira maciça.

De acordo com a Montana Química, é preciso evitar deixar os móveis em áreas externas ou internas com exposição direta ao sol.

“Uma boa pedida para os móveis da área externa é a utilização de produtos que protejam o substrato contra a ação dos raios UV e dos fungos causadores de manchas e bolores. Além de tudo, podem repelir a água e evitar o empenamento da madeira.”

Umidade

Evite o contato dos móveis com paredes e outras superfícies úmidas. A umidade é prejudicial para os móveis em madeira maciça e a respectiva conservação depende também desse cuidado.

Caso contrário, as peças poderão apresentar problemas como estufamentos, descamações, mofos, desbotamentos, etc.

Ainda assim, é preciso escolher produtos de alta performance, como películas protetoras para proteger a madeira da umidade.

“Essa aplicação pode ser uma boa alternativa, pois esse tipo de produto penetra nos veios da madeira, conferindo às superfícies propriedades hidro-repelentes”, completam os especialistas da Montana Química.

Proteção contra pragas

A conservação dos móveis em madeira maciça depende também de uma proteção contra o ataque de brocas e cupins. Estes insetos causam furos e danificam a aparência e a estrutura do mobiliário. Tais prejuízos podem ser irreversíveis ao material.

Aqui também vale uma dica, uma vez que cuidados essenciais devem ser tomados em qualquer etapa de conservação da madeira maciça. Conforme a Montana Química, existem inseticidas específicos que combatem e previnem a presença dos insetos, de modo a melhorar a vida útil de todas as peças.

Limpeza

A limpeza é um processo especial também. Os móveis em madeira maciça devem ser adequadamente higienizados, com atenção redobrada.

Para evitar possíveis danos às peças, é fundamental escolher produtos de limpeza que sejam adequados e evitar os contraindicados, como o álcool, que pode manchar a madeira.

“Da mesma forma, não se deve utilizar esponjas, palhas de aço e outros materiais que possam arranhar a superfície. Produtos abrasivos também não são recomendados.”

Manchas e queimaduras

Além dos produtos de limpeza, outra coisa que pode causar manchas na madeira maciça é a alta temperatura. Por exemplo, uma panela quente em contato com o material pode manchá-lo.

Por esse motivo, é imprescindível optar por uma proteção sob o utensílio caso ele vá para a mesa após sair do fogão ou forno.

Movimentação

Outro passo importante para a conservação dos móveis em madeira maciça é a movimentação. As peças jamais devem ser arrastadas, pois esse ato pode provocar uma série de danos, como arranhões, desgastes, rachaduras e afrouxamentos.

Portanto, ao trocar o mobiliário em madeira maciça de lugar, peça ajuda para levantá-lo com muito cuidado.

Manutenção dos móveis de madeira maciça

É crucial fazer a manutenção dos móveis. Isso envolve a verificação de todas as partes e se estão em pleno funcionamento. Em caso negativo, vale a pena contratar um profissional para o respectivo reparo.

Normalmente, se fazem necessárias a troca de parafusos, lubrificação, substituição de puxadores e dobradiças, etc.

Lembrando também que é fundamental hidratar a madeira com um óleo ou cera específicos. O objetivo é dar brilho ao material, disfarçar riscos leves e criar uma camada protetora na superfície da peça.

Mas, cuidado! Antes de passar os produtos, é preciso fazer um teste na madeira maciça, aplicando em uma parte não visível. Dessa forma, será possível ver se a tonalidade é adequada, sem o risco de manchar o móvel.

Respeite as especificações do fabricante do mobiliário e também do produto. No mais, boa sorte com o trabalho!

Quanto à fabricação de móveis, entenda os diferenciais entre madeira maciça e MDF.