ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

como reduzir os custos da indústria moveleira

Como reduzir os custos na indústria moveleira?

Saber reduzir os custos na indústria moveleira é essencial para manter seu negócio crescendo. Confira as dicas de especialistas!

Custos são todos os gastos diretamente ligados à produção como, por exemplo, as contas de energia elétrica, aquisição de matéria-prima, salário dos funcionários, gastos com o transporte e montagem dos móveis, dentre outros. Conhecer toda a estrutura empresarial, com detalhes, é o primeiro passo básico para reduzir os custos na indústria moveleira.

Acompanhe, a seguir, sugestões de boas práticas para reduzir os custos na indústria moveleira, promovendo o crescimento da empresa. 

1- Treinamento constante para reduzir os custos na indústria moveleira

Equipes bem treinadas, com POP (procedimento operacional padrão) definido, evitam retrabalho e otimizam o tempo de execução de suas atividades. Estimule os funcionários a comunicarem possíveis melhorias para os procedimentos com os quais trabalham.

Ao estabelecer as metas mensais e anuais da empresa, identifique os indicadores que devem ser analisados e estabeleça, também, as oportunidades de melhoria de cada um. Utilize a metodologia cíclica PDCA (planejar - plan, fazer - do, analisar - check e atingir - act) para solucionar questões que dificultam o alcance das metas estabelecidas.

Erwin Voordeckers, administrador da Euro Classic Móveis Personalizados, esclarece: “o uso de novas tecnologias, associadas a uma equipe e boas condições para aquisição de matéria-prima, impactam positivamente no objetivo de reduzir custos na indústria moveleira.”

2- Bons fornecedores

Buscar fornecedores comprometidos, que entregam insumos de qualidade, com preço justo, deve ser uma prioridade para reduzir os custos na indústria moveleira. Tenha mais de um fornecedor para o mesmo tipo de insumo, com o objetivo de evitar qualquer tipo de dependência e gerar melhores condições de negociação.

Voordeckers afirma: “é muito importante que o fornecedor entenda as necessidades da empresa moveleira que é sua cliente, e apresente uma diversidade de produtos para suprir essas demandas. O bom fornecedor também apresenta logística própria para entrega, sem acréscimo de custos para o cliente.”

3- Boa gestão de estoque

A ruptura de estoque tira o sono de muitos gestores, e com a indústria moveleira não é diferente! Essa ruptura ocorre quando é necessário um determinado tipo de insumo para a linha de produção, e o mesmo não está disponível em estoque. Esse tipo de problema aumenta o tempo de entrega do mobiliário para o cliente e pode até levar este a consumir os produtos da concorrência.

gestão de estoque para reduzir os custos da indústria moveleira

Voondeckers alerta: “a gestão do estoque favorece a previsibilidade de aquisição dos insumos para produção dos móveis, antes que ocorra a falta dos mesmos. A realização de inventários, com frequência, permite que o setor de compras adquira insumos de boa qualidade, com melhores condições de pagamento, além de manter a produção funcionando adequadamente.”

Para reduzir os custos na indústria moveleira mantenha o estoque em dia!

4- Novas tecnologias

A tecnologia existe para facilitar os processos de gestão e produção da indústria, otimizando o uso do tempo e minimizando as possibilidades de erro humano.

Utilize softwares compatíveis entre os setores de criação, venda e produção, gerando maior fluidez ao executar os móveis. Para reduzir os custos na indústria moveleira, é necessário unificar a comunicação digital de todos os setores, facilitando a circulação de informação entre os mesmos.

Em termos de redução dos gastos com energia elétrica, Voordeckers explica: “o planejamento de cortes e acabamentos é realizado por etapa de produção, pois essas etapas são as que mais consomem energia elétrica. A aquisição de máquinas com tecnologia sustentável e manutenções frequentes também diminuem esse tipo de gasto.”

5- Logística de produção e entrega

O estudo logístico permite reduzir os custos na indústria moveleira, uma vez que gera melhor uso dos recursos disponíveis. O layout da fábrica deve ser pensado de forma a facilitar a produção e expedição dos móveis.

Já a entrega do mobiliário para os clientes pode ser terceirizada ou própria, de acordo com as demandas da empresa.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar