ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

gestao-estoque-marcenaria-formobile

Como fazer o controle de estoque na marcenaria?

A falta de controle de matéria-prima é comum tanto em marcenarias em início de operação quanto naquelas que já estão consolidadas no mercado, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado. Afinal, a gestão adequada do estoque influencia no fluxo de trabalho, nos custos da empresa e na sua organização como um todo.

Em uma marcenaria, o estoque de materiais deve ser enxuto, devido à particularidade da produção sob medida. O armazenamento deve ser composto, basicamente, por itens que sejam aplicáveis na maioria dos móveis fabricados. Entre esses insumos e componentes estão: cavilhas, corrediças, dobradiças, cola PVA, dispositivos de montagem e parafusos do tipo estrutural. Ferragens especiais, ainda que utilizadas em móveis específicos, também podem ser estocadas com critério.

Também é importante entender as atividades que serão executadas e organizar as ferramentas de acordo com a sua ordem de uso para que o trabalho seja feito de forma rápida e com qualidade”, ressalta Dermival Poçan, coordenador técnico de produto da IRWIN.

Em geral, esse procedimento ajuda o empresário a evitar problemas com atrasos nas entregas, a alcançar melhorias no nível de produção, além de proteger a marcenaria   em relação às variações do mercado. Confira, a seguir, outras dicas para garantir um estoque eficiente em sua marcenaria:

  • Invista em softwares específicos de gestão de estoque ou faça o gerenciamento por planilhas em Excel, com controle de entradas e saídas, inventário e cadastro de produtos em estoque;
  • Armazene somente chapas de madeira (MDF e MDP, por exemplo) que tenham giro rápido;
  • Tenha cuidado com a estocagem de madeira maciça devido à umidade;
  • Materiais inflamáveis (thinner, verniz, selador e cola de contato) devem ficar distante da área de produção;
  • Mantenha área do estoque ventilada, limpa, iluminada e com espaço adequado para circulação;
  • Procure manter sempre em ordem o quadro de ferramentas para não perder tempo ao ter que usá-las, mantendo-as limpas e guardadas após cada dia de trabalho.

Quer saber mais sobre a gestão de estoque na marcenaria? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima! 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar