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Vai receber em PIX? Saiba como evitar golpes

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Antes de processar o pagamento via PIX e liberar o cliente, marceneiro deve conferir todos os detalhes da operação

O PIX é uma excelente opção para as marcenarias e profissionais autônomos, uma vez que o pagamento é rápido e conveniente, tanto para quem paga quanto para quem recebe.

Ou seja, uma maneira efetiva de transacionar financeiramente. Segundo o Sebrae, o PIX tem como proposta ser um meio de pagamento mais seguro, mais rápido e competitivo para as pessoas e as empresas.

“O PIX pode alavancar a produtividade e a eficiência, baixando custos com tarifas e sua principal característica é a velocidade. Não é necessário nem ao menos saber o banco do cliente.”

No entanto, é fundamental estar a par de alguns “perigos” que esse meio pode oferecer, embora seja uma tecnologia muito segura, conforme ressalta o Sebrae.

Diversos golpes são associados ao PIX, por isso, todo marceneiro e profissional do setor deve adotar medidas para evitar os respectivos problemas.

“O número de fraudes vem crescendo e isso acontece pelo pouco conhecimento que as pessoas têm sobre o PIX.”

A ForMóbile explora este assunto para que você tome os devidos cuidados e destaca as seguintes dicas.

1. Identificação do cliente

Antes de fechar qualquer negócio e definir a forma de pagamento, o marceneiro deve se certificar de que o cliente é quem diz ser.

Para saber com quem está lidando, peça um documento de identificação e realize uma pesquisa sobre a reputação deste cliente no mercado. É importante fazer isso sempre que necessário, principalmente, se for um cliente novo e o pagamento via PIX.

2. Confirmação dos detalhes

Antes de processar o pagamento via PIX e liberar o cliente, o marceneiro deve conferir todos os detalhes da operação, de modo que eles estejam corretos. E isso inclui, valor, identificação, entre outros.

Lembrando que qualquer erro nessa transação pode acarretar sérios problemas, muitas vezes, irreparáveis.

3. Compartilhamento de informações

Marceneiros, nunca compartilhem informações confidenciais da sua empresa com ninguém!

Senhas, códigos de segurança do PIX, entre outros dados, devem ser protegidos para que nenhum criminoso possa usá-los. Mantenham essas informações em sigilo e longe de qualquer pessoa não autorizada ao acesso.

4. Segurança adicional

Uma ótima ideia é adotar medidas adicionais de segurança, quando o pagamento será via PIX. Por exemplo, a utilização de autenticação em duas etapas para acessar a conta do PIX e/ou a implementação de protocolos de segurança mais robustos nos sistemas de pagamento.

Vale a pena cuidar assim para não sofrer consequências ruins mais tarde. “Todos os registros sobre crimes via PIX são de situações externas para a aplicação dos golpes. Eles não vêm da infraestrutura do método”, alerta o Sebrae.

5. Desconfie de propostas suspeitas

Vale também ficar atento a qualquer sinal estranho ou atividade suspeita. É aí que nascem as fraudes. Propostas de pagamento de valores inesperados ou incomuns, mesmo da parte de clientes, devem ser motivos de desconfiança.

Muitos criminosos utilizam dados de outras pessoas para aplicar golpes em empresas.

Portanto, se receber mensagens estranhas de clientes, mencionando pagamentos via PIX para algo que foi contratado, etc, não atenda. Entre em contato com o (verdadeiro) cliente para esclarecer tudo antes de qualquer coisa.

6. Segurança nunca é demais

Por isso, é preciso que o marceneiro mantenha-se atualizado com relação às melhores práticas de segurança relacionadas ao PIX, bem como de outros meios de pagamento eletrônico.

Tais medidas tendem a ajudar com a redução de possíveis golpes e contribuir para que os marceneiros possam usufruir dos benefícios oferecidos pelo pagamento via PIX.

A ideia é evoluir no mercado e, paralelamente a isso, proteger os negócios de fraudes e golpes.

7. Comunicação com o banco

Uma dica especial do Sebrae é: fique atento à comunicação do banco. Sempre que a instituição financeira da sua marcenaria passar alguma mensagem ou entrar em contato após o pagamento via PIX, certifique-se primeiramente de que o contato é idôneo e depois ligue para o gerente.

O banco pode estar ciente de que há uma tentativa de fraude e tentando alertá-lo. Não libere o cliente antes de ter certeza de que tudo deu certo.

“A fraude acontece pela falta de informação das pessoas e não pela falha na tecnologia do PIX”. Ou seja, vale a pena investir nesse meio de pagamento, mas tomar todos os cuidados necessários.

Quer mais variedade para atender seus clientes? Conheça mais formas de pagamento para oferecer na marcenaria.

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