ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Habilidades de um bom marceneiro

Habilidades indispensáveis para um bom marceneiro

Ser um bom marceneiro vai além de saber lidar com madeira. Conheça aqui habilidades indispensáveis para se tornar um bom marceneiro!

A rotina de uma marcenaria inclui muitas atividades. Desde a escolha e compra de materiais de qualidade até a negociação com o cliente final, é preciso ser flexível e utilizar habilidades diversas. Confira a seguir 5 dessas habilidades e motivos para desenvolvê-las!

Habilidades e características de um bom marceneiro

1. Conhecimento técnico

Independente da área de atuação, conhecimento técnico é fundamental. Para o marceneiro, é importante entender que esse conhecimento vai além de compreender as técnicas. Ou seja, é preciso entender a teoria por trás disso. Um bom profissional deve entender as aplicações de cada tipo de madeira, as indicações de uso e as ferramentas para cada atividade. Por isso, é interessante se manter atualizado. Networking com colegas da área e participação em eventos, cursos e workshops são abordagens importantes nesse sentido.

2. Negociação

Saber negociar é essencial para qualquer profissional que lide com vendas. Por isso, é preciso desenvolver habilidades que permitam compreender o cliente e negociar com ele. Da mesma forma, é preciso entender o suficiente de sua área para ser capaz de também de negociar com fornecedores. Essa é uma habilidade que vem com o tempo e a experiência. Ou seja: saber negociar é algo que requer prática e exercício constante.

3. Contabilidade

Quem empreende sabe: entender de contabilidade é indispensável para manter o negócio de pé. Ainda que não seja necessário se aprofundar nos conhecimentos contábeis, é preciso ter ao menos noções básicas sobre o assunto. Isso porque mesmo caso o marceneiro trabalhe com contadores externos é importante que ele entenda o cenário geral, para não ser enganado. Ou seja, compreender seu próprio fluxo de caixa, saber calcular o lucro e entender quanto investir em material e ferramentas, por exemplo, são questões diretamente ligadas a essa habilidade.

4. Capacidade de gestão

Ser um bom gestor é uma habilidade muito útil para o marceneiro. Em marcenarias pequenas, por exemplo, é importante saber cuidar da gestão de pessoas. Compreender as características de cada funcionário e como gerir e distribuir as tarefas é essencial. Mas, mesmo para marceneiros autônomos individuais, capacidade de gestão é fundamental. Isso porque o profissional precisa ser capaz de gerir o tempo para cada tarefa, se organizar para cumprir prazos e realizar a gestão do estoque e do capital.

5. Boa comunicação

Saber se comunicar é essencial para ser compreendido. Por isso, essa é uma habilidade central para profissionais da marcenaria. Com uma comunicação eficiente, o marceneiro evita mal entendidos sobre o projeto, retrabalhos e dificuldades de negociar. Assim, uma boa comunicação tem duas vias. É preciso tanto saber se expressar de forma clara e educada quanto ser capaz de ouvir e compreender o pedido do cliente. Dessa forma, é possível tornar os projetos mais eficientes e atender diretamente os pedidos.

Você concorda com essas habilidades? Qual é sua maior dificuldade? Sentiu falta de alguma informação na lista? Deixe nos comentários!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar