Uma plataforma que apresenta as soluções, tecnologia e inovações da indústria. A interzum bogota é uma feira de reconhecimento mundial no segmento de madeira, design, fabricação de móveis e ambientes.
Depois de uma edição em 2022 com grande satisfação dos expositores e do público, em 2024 a interzum será realizada entre os dia 14 e 17 de maio no distrito de eventos Corferias, em Bogotá, capital da Colômbia.
Países como Turquia, Chile, Espanha, Itália, Alemanha, Índia, Estados Unidos e o Brasil marcam presença. Esta edição terá como foco inovação, economia circular, design e sustentabilidade, destacando tendências globais e novas soluções para a indústria da região.
A ForMóbile Digital conversou com Christian Guarin, Diretor na Koelnmesse América Latina e Caribe, para trazer os detalhes sobre o evento e antecipar o que o público vai conferir no pavilhão.
Confira!
ForMóbile Digital: Qual é o perfil de empresas expositoras no evento?
Christian Guarin: Os expositores da interzum bogota incluem fornecedores de tecnologia florestal, máquinas e equipamentos para produção de madeira e fabricação de móveis. Os materiais em exposição incluem madeira maciça tratada, MDF e melamina, com uma seleção de produtos de tratamento de superfície, como tintas acrílicas, selantes e lacas.
Além disso, são apresentadas chapas, revestimentos de paredes e tetos, plástico laminado e produtos para pisos como parquet e cortiça. A feira também destaca componentes para móveis modulares, sistemas de iluminação, máquinas para colchões e camas, além de uma variedade de acessórios para estofamento de móveis.
FM D: A interzum é um evento muito conhecido na Europa. Quais são as semelhanças e diferenças entre o evento original e a edição na Colômbia?
CG: A interzum bogota faz parte da rede global de eventos interzum, compartilhando a marca e o reconhecimento internacional com locais em Colônia, na Alemanha, e Guangzhou, na China.
No entanto, a interzum bogota tem o diferencial de abordar toda a cadeia de valor florestal e de fabricação de mobiliário, desde o cultivo de florestas até ao fornecimento de materiais. A Colômbia, com sua vasta área de florestas exploráveis e um forte foco na sustentabilidade, oferece um cenário único para promover a inovação na gestão e uso dos recursos florestais.
A interzum bogota também compartilha várias características com suas contrapartes em Colônia e Guangzhou, refletindo sua participação na rede global interzum. Essas feiras são conhecidas por reunir uma ampla gama de expositores internacionais e locais, oferecendo um palco para as últimas inovações e tendências da indústria de fabricação de madeira e móveis.
Além disso, cada evento interzum se destaca por suas conferências e workshops que atraem especialistas de todo o mundo, facilitando um rico intercâmbio de conhecimento e promovendo a colaboração internacional.
Assim, todas essas feiras incentivam o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável dentro de seus mercados e além.
FM D: Como você interpreta o momento econômico da indústria de madeira e design de interiores na América Latina?
CG: A Colômbia vive um período favorável no setor florestal e moveleiro, com mais de 7,5 milhões de hectares para plantações florestais e um potencial de 24 milhões de hectares. A demanda na América Latina e no Caribe por produtos de madeira é impulsionada pela necessidade de soluções tecnológicas que minimizem o desperdício.
Este contexto consolidou a Colômbia como um importante fornecedor de matérias-primas, com um notável crescimento no número de empresas de fabricação de móveis, ultrapassando 5.484. Em 2020, a indústria regional importou US$ 3,7 bilhões em mercadorias.
Além disso, o setor de design avançou, beneficiando-se do crescimento do turismo e da hotelaria no Panamá, México e República Dominicana, o que impulsionou a indústria de design de interiores e o mercado de contratos.
FM D: A sustentabilidade é um tema importante para todas indústrias. Como a interzum está abordando o assunto?
CG: Esta edição do evento terá como foco temas importantes como sustentabilidade e economia circular, refletindo o compromisso da feira em promover soluções responsáveis dentro do setor.
Essa direção enfatiza a importância da adoção de práticas que protejam as florestas e promovam o uso sustentável dos recursos em um país com imenso potencial florestal. Com 24 milhões de hectares adequados para plantações florestais comerciais, a Colômbia representa uma oportunidade valiosa para liderar na conservação e manejo florestal sustentável.
Por isso, a feira busca ser a plataforma ideal que fomenta a inovação na gestão dos recursos naturais, contribuindo para o posicionamento do setor como referência em responsabilidade ambiental e boas práticas de sustentabilidade.
Além disso, a interzum bogota preparou os espaços Smart Talks e o Fórum Fedemaderas, focados em compartilhar insights essenciais para o setor. Este conteúdo acadêmico é planejado para conectar os participantes com líderes de diferentes setores, e painéis de especialistas em regulamentação, tendências e sustentabilidade visam fornecer conhecimento que pode transformar a indústria, oferecendo aos profissionais as ferramentas necessárias para inovar e se adaptar às mudanças de forma responsável e com visão de futuro.
Christian também adiantou como parcerias estratégicas vão agregar mais conteúdo na programação da feira, focando em colaboração e compartilhamento de conhecimento:
CG: A feira contará com áreas dedicadas à interação e ao aprendizado, como o Creative & Innovation Hub, projetado para mostrar as capacidades e técnicas mais avançadas do setor. Esses espaços permitirão que os visitantes conheçam habilidades em marcenaria, design e inovação por meio de demonstrações e apresentações ao vivo.
É uma plataforma para explorar as últimas tendências e tecnologias em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e fomento à colaboração entre profissionais do setor.
Esta edição da feira se destaca por reunir importantes aliados do setor, com todo o conteúdo da feira sendo entregue por especialistas.
Organizações líderes do setor e da região como ACAI, Corma e Fedemaderas irão melhorar a experiência dos visitantes da feira. A participação desses parceiros fará da interzum bogota um importante evento de aprendizado e desenvolvimento profissional, em um ambiente ideal para os participantes explorarem as inovações e tendências que transformam o futuro da indústria.
Para mais informações sobre a interzum e a cobertura completa do evento, visite o site oficial www.interzum-bogota.com