ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

baixa-produtividade-fabrica-de-moveis-formobile

Veja como identificar focos de baixa produtividade em uma fábrica de móveis

Insatisfação, falta de treinamento e suporte tecnológico adequado, sobrecarga de trabalho, desorganização... São muitos os fatores que levam à baixa produtividade em uma fábrica de móveis. Justamente por isso, saber identificar cada um deles é fundamental para que o gestor possa buscar estratégias capazes de mudar esta realidade.

E nesse sentido, fazer uma avaliação prévia da empresa é a principal medida a ser tomada para ter um diagnóstico real da situação. Existem algumas perguntas básicas que podem ser feitas para ajudar na identificação do problema. Como:

  • A baixa produtividade é algo constante ou foi demonstrada recentemente?
  • Todo um setor ou apenas um ou mais funcionários apresentou também um desempenho abaixo do previsto?
  • A indústria possui líderes/supervisor/chefes de setores que possam dar feedback constante e resolver empecilhos do dia a dia de trabalho?
  • Quantas horas semanais esse(s) funcionário(s) está(ão) trabalhando?
  • Os processos estão interligados?
  • O maquinário está em perfeito funcionamento?

Pensando nesse cenário como um todo, fica mais simples avaliar os reais motivos que podem estar causando a baixa produtividade.

Motivos mais comuns

Basicamente, a falta de um líder inspirador, o medo do corte de postos de trabalho e a jornada laboral sobrecarregada podem explicar, em muitos casos, a falta de motivação e a baixa produtividade dentro de uma empresa. Essas questões podem impactar negativamente nas atividades laborais, elevar a rotatividade de pessoal (turnover) e até mesmo levar a acidentes de trabalho.

Além disso, a falta de uma orientação e de uma integração organizacional consistente podem fazer com que novos funcionários já iniciem na empresa apresentando baixa produtividade.

De acordo com Douglas Soares Agostinho, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Uninter, “um dos motivos principais da baixa produtividade é a alta rotatividade de funcionários. Muitas empresas não têm caixa para operar de forma tranquila em momentos de baixa demanda e acabam contratando funcionários temporários quando necessário. A falta de treinamento específico desses funcionários colabora diretamente com a perda da produtividade”, assegura.

Quer saber mais sobre como resolver o problema da baixa produtividade na sua fábrica de móveis? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar