Ter ações sustentáveis na indústria é um diferencial para o desenvolvimento das empresas que buscam competitividade, responsabilidade e inovação.

Mas, quando falamos em ser mais sustentável, é preciso entender que esse conceito deve ser implementado não apenas em ações pontuais, mas sim na cultura empresarial, de forma a envolver todas as decisões e ações da companhia. 

Pensando nisso, é preciso que as marcas se mostrem sustentáveis para além de seus processos produtivos, mudando seu posicionamento no mercado, desenvolvendo campanhas e, principalmente, se portando como um verdadeiro exemplo de empresa sustentável na hora de aparecer em feiras e eventos. 

Foi visando estimular essas novas culturas empresariais sustentáveis que a Informa Markets desenvolveu o programa Better Stands, idealizado para reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental em feiras.

Responsável pela organização de mais de 30 eventos só na América Latina, a Informa fez um levantamento interno que concluiu que os estandes descartáveis dos expositores chegam a corresponder a 50% da pegada de carbono de uma feira.

Ou seja, o primeiro passo para tornar um evento mais sustentável é pensar em novas maneiras de desenvolver os estandes visando reduzir os descartes. 

Estande sustentável: ações de longo prazo

Um dos principais objetivos do Better Stands é que até 2030 todos os estandes dos eventos da Informa sejam sustentáveis, mas, para isso, é necessária uma verdadeira mudança de comportamento de todo o mercado, incluindo promotores, organizadores, expositores e empresas montadoras.

Pensando nisso, o programa criou uma espécie de nivelamento para elencar as empresas de forma a incentivar a implementação de uma cultura empresarial sustentável, visto que a Informa entende que essa cultura é desenvolvida com o tempo e através de ações de melhoria contínua. Sendo assim, foram definidas três categorias que funcionam como níveis de adesão ao programa. São elas:

  • Bronze: os componentes do estande, incluindo paredes, pisos e plataformas, mobília, equipamentos e iluminação, devem ser 100% reutilizáveis.
  • Prata: além de incluir os elementos do nível bronze, os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição também devem ser totalmente reutilizáveis.
  • Ouro: além dos níveis anteriores, cobre os revestimentos de pisos e elementos gráficos, incluindo decorações e ornamentos, que devem ser reutilizáveis ou recicláveis.

Tudo começa na conscientização, tanto do expositor e depois na montadora, sobre o conceito de Better Stands, que é reduzir a geração de resíduos dos estandes dos expositores.

Depois de entender isso e entender os níveis de progresso, o próximo passo é os expositores, junto com as montadoras, desenvolverem um projeto do estande que siga esse conceito de reutilização. Não existe uma solução que não envolva expositor e montadora pensando em conjunto.

Participar do Better Stands é sinônimo de diminuir a geração de resíduos do estande e, consequentemente, ajudar a promover um evento mais sustentável.

As vantagens de fazer essa reutilização são diversas, tais como: reduzir o desperdício de materiais e o impacto ambiental, reduzir o tempo de construção, montagem e desmontagem dos estandes, reduzir o custo de projeto e de construção,  aumentar a segurança dos montadores, expositores e visitantes, e permitir investimentos em estandes de maior qualidade e durabilidade.

“Cada vez mais as marcas estão atuando em sustentabilidade, seja na sua estratégia de negócios, seja em iniciativas da própria empresa. A ForMóbile as incentiva a seguir melhores práticas de sustentabilidade de forma transversal, uma vez que a própria sociedade está demandando isso”, explica Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets Latam.

E completa: “é importante que as empresas sejam coerentes com suas práticas de sustentabilidade, seja na estratégia de negócios, seja na estratégia do produtos, na comunicação e também na sua participação na ForMóbile”.