No terceiro dia de ForMóbile Xperience, a programação seguiu trazendo especialistas e consultores para temas relevantes para o setor. Durante a transmissão da manhã, os destaques foram a necessidade cada vez mais urgente do planejamento estratégico e a revisão dos custos da indústria moveleira foram os destaques.
Aumentando as possibilidades de engajamento direto com os palestrantes e empresas, a plataforma foi palco de aulas e interações, com conversas e respostas às dúvidas dos participantes no chat da transmissão. O conteúdo é 100% gratuito para os inscritos e é possível conferir a programação completa e o link de inscrição na página do evento.
Planejamento estratégico: mais urgente do que nunca
Abrindo as conversas do dia, o professor Marcos Morita, consultor e professor da FIA, trouxe uma análise completa sobre o cenário de riscos e oportunidades que o setor moveleiro enfrenta. Reforçando a necessidade do segmento de apostar em um planejamento estratégico baseado em dados, o professor apontou também os erros mais comuns entre os empresários. “A procrastinação é um problema para muitas empresas, que escolhem focar no que é urgente e deixar de lado o que é importante. É preciso levar a sério o planejamento e se proteger de ameaças, sem perder as oportunidades”, comentou.
Para o especialista, mais do que nunca, planejar deixou de ser supérfluo. “O ano passado deixou isso muito claro: as empresas que sobreviveram foram as que tinham planejamentos estruturados e planos de contingência na manga”, defendeu. Mas planejar é só metade do caminho: “planejamento é importante, mas é preciso levar em conta os processos internos da empresa. A cultura da empresa engole a estratégia no café da manhã”, completou.
Custo certo: o caminho para uma indústria competitiva
Na sequência, o evento recebeu o professor Mauro Andreassa, especialista em indústria 4.0 e consultor da Big Learning Consultoria. Em uma aula focada em transformar a maneira de encarar os custos na indústria de móveis, o professor reforçou que, mais importante do que reduzir os custos, é encontrar o custo certo da operação. “O preço certo é o que pode garantir o fluxo de caixa correto para a sua empresa, que vai permitir que a sua indústria se mantenha competitiva ao longo do tempo”, explicou.
Defendendo a importância de conhecer à fundo a operação do chão de fábrica, identificando os custos por etapa e os gargalos da produção, Andreassa citou também a necessidade de equilibrar produto e demanda. “Eu preciso produzir apenas o que consigo vender. Não vale a pena produzir só para manter a máquina e a equipe ocupados: com essa estratégia, o dinheiro não volta. Ou seja, sua fábrica não parou hoje, mas vai parar daqui um mês. Precisamos ouvir e entender o cliente para ajustar nossa produção ao que o mercado quer”, disse. O palestrante também interagiu diretamente com os participantes no chat da transmissão, tirando dúvidas e trocando informações.
Todas as transmissões foram gravadas e o conteúdo está disponível on demand na plataforma da ForMóbile Xperience. Para se inscrever e conferir a agenda programada, acesse o site do evento.