Você sabia que com o laminado melamínico é possível revestir diversas superfícies sem a necessidade de uma estrutura por baixo? Isso mesmo, o próprio laminado já é a estrutura.
Além disso, esse é um material resistente a manchas e a umidade, sem contar que ele permite uma mudança total na aparência de qualquer móvel através de suas diversas opções de cores e padrões.
Fabricado com uma série de camadas que combinam resinas melamínicas e fenólicas, papel kraft, cobertura de lâminas decorativas e prensas de alta pressão, esse material é resistente a altas temperaturas, atritos, impactos e riscos, aumentando a durabilidade dos móveis confeccionados com ele.
Outra vantagem é que por esse tipo laminado ser rápido de produzir, ele costuma ter prazos de entrega menores e um custo mais baixo. Ou seja, enquanto você economiza tempo e dinheiro, você garante um visual diferenciado aos móveis que recebem esse tipo de acabamento.
Laminado de alta pressão X laminado de baixa pressão
Uma curiosidade interessante sobre o laminado melamínico é que ele pode ser tanto de alta quanto de baixa pressão e o que vai definir isso é a quantidade camadas de seu revestimento e o processo ao qual ele é submetido.
“No caso da fabricação dos laminados de alta pressão são utilizados papéis e resina (overlay, decorativo e kraft) combinados a uma alta pressão de aproximadamente 100kgf/cm² e temperatura de 145°C durante 60 minutos”, explica Carlos Lima da Pertech, empresa latino-americana especializada em laminados decorativos de alta resistência. Ainda segundo Carlos, é esse processo que proporciona maior resistência ao produto e faz com que ele seja considerado um revestimento de alta pressão.
Ou seja, a maior diferença entre laminados de alta e baixa pressão está na durabilidade e na resistência que esses revestimentos proporcionam, visto que, por serem prensados por menos tempo (cerca de 1 minuto na pressão máxima de 30 kgf/cm²) e por não possuírem camada de proteção overlay, os laminados de baixa pressão acabam sendo menos resistentes.
Como e onde usar o laminado melamínico
O laminado melamínico possui muitas possibilidades de aplicação. Ele pode ser acrescentado a materiais como MDF, MDP, compensado e madeira em geral, sendo especialmente indicado para o revestimento de móveis. E, nesse caso, a indicação é que as aplicações sejam feitas em verticais ou horizontais que exijam alta resistência superficial à manchas, ao calor e à umidade, garantindo facilidade de limpeza ao móvel, além de beleza e durabilidade.
Uma dica importante é que antes do laminado ser aplicado aos móveis é imprescindível que ele seja armazenado horizontalmente, com uma placa protetiva sobre o material para evitar possíveis danos.
“Para impedir qualquer abaulamento, o material deve ser protegido da umidade e não deve nunca ser armazenado em contato com o piso, parede externa ou qualquer outra superfície úmida”, orienta Carlos.
Vantagens do laminado de alta pressão
Por possuir um processo de fabricação diferenciado, o laminado de alta pressão oferece uma série de vantagens que vão muito além da sua resistência a impactos. Esse material também é a prova de produtos domésticos não abrasivos, além disso, ele suporta o contato com superfícies quentes com 180º, por até 10 minutos, sem modificar sua aparência e é capaz de resistir ao atrito provocado por objetos não pontiagudos sem sofrer danos.
Outra vantagem é que a limpeza e a manutenção desse laminado também são muito simples, afinal, ele é projetado para anos de uso sem gerar trabalho aos clientes. “Para a limpeza diária basta passar um pano levemente úmido com água e detergente com PH neutro. Esse processo é rápido e sua superfície limpa aliada a não porosidade natural do material impede a proliferação de fungos, ácaros e germes”, esclarece.
Já se o cliente desejar fazer uma limpeza mais pesada, a especialista indica o uso de uma esponja macia (torcida para retirada do excesso de líquido) em um movimento de pressão contra a superfície do laminado.
Cuidados com o laminado
Que o laminado melamínico é muito resistente você já sabe. Agora é preciso entender quais os cuidados para manter a alta durabilidade dos móveis confeccionados com esse material. Para começar, Carlos alerta: “não lave, jamais encharque o laminado com água ou detergente. Apenas passe um pano levemente umedecido, isso porque o excesso de água pode atacar a cola e causar o descolamento”, enfatiza o especialista.
Ela também recomenda que não sejam utilizados abrasivos fortes ou raspadeiras para remover sujeiras do laminado. “Nunca utilize produtos como saponáceo, esponja de aço ou esponja abrasiva diretamente nesse material pois esses produtos riscam a superfície do laminado decorativo”, aconselha Carlos.
Outro detalhe é que a utilização de produtos de limpeza de base alcalina ou ácida também pode alterar o brilho do laminado, corroendo e descolorindo permanentemente a superfície decorativa melamínica.
“É importante tomar cuidado com derramamentos acidentais de produtos que causam danos severos ao material e, caso isso aconteça, o laminado deve ser limpo imediatamente”, finaliza.