O Policloreto de Vinila, mais conhecido como PVC, está ganhando espaço na fabricação de móveis. O material apresenta propriedades versáteis e durabilidade.
Ele é plástico e apresenta diferentes facetas, inclusive, a possibilidade de imitar outras matérias-primas, como a madeira.
Segundo a Polybrasil, o PVC possui excelente resistência a impactos e riscos e pode ser usado em ambientes internos e externos por suportar as intempéries do tempo. Vamos falar mais a respeito.
Quais são as principais características do PVC?
Além de ser um dos termoplásticos mais produzidos no mundo, conforme informações da Polybrasil, o PVC é extremamente moldável, pois é termoformado. Fora isso, é leve, resistente à umidade, fungos e cupins, e possui durabilidade.
“Dependendo do método de fabricação, o material pode se diferenciar, tornando-se mais maleável ou mais rígido”, explicam os especialistas da Polybrasil.
Por conta disso, podemos contar com três tipos de PVC: rígido, semi-rígido e cortina. O primeiro tem a força como principal característica, ao passo em que o segundo se identifica por ser isolante elétrico e elástico. Já o terceiro tipo é flexível e reforçado com malha de poliéster.
Por que usar PVC na fabricação de móveis?
Além das características citadas, o PVC pode ser utilizado na fabricação de móveis porque suporta condições adversas. Ou seja, é possível fazer peças para diferentes ambientes, entre eles, cozinha e banheiro. A propósito, a alta resistência desse material contribui para a longevidade dos móveis.
A simplicidade para a limpeza é uma outra vantagem e a baixa necessidade de manutenção também. “A facilidade de corte, processamento, usinagem, impressões e adesivos do PVC oferece uma velocidade muito grande na produção”, explica a Polybrasil.
Como o PVC é utilizado na indústria moveleira em geral?
O PVC é utilizado para diferentes finalidades na indústria moveleira, que vão desde itens para armazenamento até produtos decorativos. Por exemplo, armários de cozinha e banheiro.
O PVC é indicado para esse tipo de mobiliário, pois, conforme citado anteriormente, é resistente à umidade, por isso, não deforma e não contribui para a proliferação dos fundos.
Esse material é também uma opção para paineis e portas de móveis, principalmente, quando o projeto prevê um acabamento uniforme e elegante às peças. Inclusive, existem paineis em MDF que são revestidos com PVC para aumentar a resistência.
Outra utilização comum do PVC na fabricação de móveis é nos perfis e bordas de acabamento. Normalmente, esse material é usado porque proporciona proteção e um visual mais limpo. “Ele é muito usado na arquitetura, decoração e design de produtos”.
Como é o processo de fabricação de móveis em PVC?
Os móveis em PVC são produzidos pelo processo de termoformagem. O PVC pode ser colado, por exemplo, sobre paineis de MDF em lâminas finas, de modo a formar uma superfície mais resistente.
Fora isso, existem técnicas – nos processos de corte e moldagem – que ajudam a criar peças personalizadas, conforme o projeto do arquiteto ou designer. Ou seja, o processo todo de fabricação é considerado relativamente simples e também econômico.
Já o material em si, por ser reciclável, contribui com a redução do impacto ambiental. Por ter baixo teor de aditivos nocivos, como chumbo, por exemplo, tem ganhado espaço nos projetos.
Quais são as principais tendências do uso de PVC na fabricação de móveis?
As tecnologias têm avançado na velocidade da luz e o PVC como matéria-prima está sendo aprimorado para o uso no design de interiores. Sua popularidade, inclusive em relação à sustentabilidade, vem crescendo, aumentando a aceitação no mercado e alcançando o cliente final.
O PVC é uma das tendências do setor moveleiro. Muitas outras você encontra aqui na ForMóbile Digital. Acompanhe o nosso conteúdo e atualize-se!