ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 erros de logística para fábricas de móveis e como evitá-los

erros de logística em fábricas de móveis.png
Os erros de logística para fábricas de móveis interferem em toda a cadeia produtiva e podem causar resultados adversos para sua empresa.

Os erros de logística para fábricas de móveis atrapalham a otimização de recursos, provocando processos que acarretam altos custos e não geram valor ao consumidor final. Em qualquer negócio, quando pensamos nesses erros, imediatamente vem à cabeça a desconsideração do estoque. Sem dúvidas, não fazer uma boa gestão de estoque interfere em toda a logística. Mas quais podem ser outros erros de logística para fábricas de móveis? E como podemos evitá-los?

Erros de logística para fábricas de móveis

Quando falamos em logística, devemos considerar todo o processo existente, desde o pedido do cliente até a entrega da mercadoria. O pedido é feito, as requisições e preparações para a venda passam por vários setores da fábrica de móveis, como financeiro, compras, e produção. Se a logística é integrada e eficiente, a satisfação do cliente aumenta, pois a entrega do produto é mais rápida. 

Considerando que as indústrias do setor moveleiro também se preocupam com sua produtividade, a logística passa a ter um papel de destaque neste setor. Boas práticas devem aparecer já na aquisição da matéria-prima, mas também na entrega de qualidade do produto final na residência ou no estabelecimento do consumidor.

Isso porque a logística, em outro aspecto, é uma forma de agregar valor de tempo, lugar, qualidade e informação. Não se trata somente de transporte e armazenagem, mas de otimização dos recursos em todo o processo.

Dentro desse contexto, quais são os erros de logística para fábricas de móveis que devem ser evitados?

Erros nas atividades primárias e de apoio 

As atividades primárias da logística são as atividades de transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos. Elas têm grande importância na hora de coordenar e cumprir os serviços logísticos e contribuem com a maior parcela do custo total da logística. 

Além das atividades primárias de todo o processo logístico, existem as atividades de apoio. Elas servem de suporte para auxiliar na gestão dos produtos e serviços no ciclo logístico no que diz respeito a disponibilidade e condição física. 

Dentre as atividades de apoio, estão aquisição e programação do produto, armazenagem, embalagem de proteção, manuseio de materiais, manutenção de informações.

Um dos grandes erros de logística para fábricas de móveis é não cuidar da eficiência das atividades primárias e de apoio. Isso porque qualquer deslize cometido interfere diretamente em todo o processo. Imagine um erro no processamento de pedidos. Essa é uma atividade-chave final, que acelera o processo logístico e reduz falhas operacionais. Qualquer erro atrapalha a movimentação de produtos e pedidos, aumentando o tempo de resposta ao cliente e interferindo em sua satisfação.

Desconexão com a venda pela internet

Antonio Wrobleski é presidente do Conselho de Administração da Pathfind, empresa especialista em otimizar resultados em vendas e entregas para o setor logístico. Para ele, o Brasil apresenta desafios de logística diferentes por causa dos nossos múltiplos contextos sociais.

Ele aponta que a classe social mais alta tem o costume de pedir móveis feitos por encomenda, em que o profissional produz os móveis e faz a entrega e a montagem. 

Já nas classes sociais mais populares, ele aponta que “o grande público consumidor do Brasil quer olhar e tocar” os móveis maiores, como mesas e guarda-roupas. Mas outros móveis são pedidos pela internet e são enviados desmontados. O cliente tem a opção de contratar a montagem à parte ou montar por conta própria.

Wrobleski diz que “a equipe de montadores e logística são equipes diferentes, mas que tem um trabalho único”, citando como destaques empresas como Magazine Luiza e ViaVarejo. Mas existe alinhamento entre essas equipes, unindo a empresa que vende e o profissional que monta?

Esse é o motivo pelo qual Antonio acredita que “a logística deveria ser muito focada no planejamento, não só de estoque, mas de produto final e distribuição, e também no novo conceito, que é poder comprar pela internet”.

Não ter uma rede confiável de parceiros

Um dos erros de logística para fábricas de móveis muito comuns é não ter uma rede confiável de parceiros. Os fornecedores de insumos na cadeia produtiva moveleira envolvem fornecedores de extração e de produção de lâminas e painéis de madeira, componentes de vidro e acrílico, tintas e vernizes, materiais para estofamento, máquinas e equipamentos, dentre outros. 

Uma fábrica não pode contar somente com um fornecedor de cada área, porque certamente pode atrasar seu processo logístico em caso de falta de insumos, aumento de preços e indisponibilidade para atender à demanda. Certamente, é um dos erros de logística para fábricas de móveis que você não pode cometer.

Falta de processos padronizados e treinamentos

Por fim, se sua fábrica de móveis possui filiais, um dos erros de logística para fábricas de móveis muito comuns é não ter processos padronizados e treinamentos de pessoal. Sem a padronização de equipe e de processos, é impossível garantir um controle de qualidade na produção de móveis. Isso significa lidar com maior insatisfação de clientes.

Por isso, garanta que os gestores das fábricas façam periodicamente treinamentos com o pessoal, além de ter um sistema de processos internos eficiente e padronizados.

Os erros de logística para fábricas de móveis interferem em toda a cadeia produtiva e pode causar muitos resultados adversos para sua empresa. Corrija-os o quanto antes para garantir a satisfação dos clientes e colocar sua fábrica no rumo do crescimento!

Conheça tamb[em como funciona a logística reversa para móveis!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar