Por serem elementos decorativos versáteis que podem ser usados em diferentes espaços, desde salas de reunião a lobbies de entrada, as peças de tapeçaria são muito importantes em projetos corporativos. Além de serem itens versáteis, estas peças também podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas de cada empresa.
Por exemplo, a tapeçaria pode apresentar o logotipo da empresa ou uma imagem que reflita os valores da organização. Isso ajuda a fortalecer a marca da empresa e criar uma identidade visual única e memorável. Mas mais do que cumprir um papel visual nos projetos corporativos, a tapeçaria também pode ser utilizada para melhorar a acústica de um ambiente.
Nesse caso, ela pode resolver o problema de muitos escritórios e salas de reunião projetados com superfícies duras que refletem o som, resultando em um ambiente barulhento e desagradável.
Nesse cenário, as peças de tapeçaria podem ser grandes aliadas do projeto corporativo agindo como isolantes acústicos que absorvem o som, ajudando a reduzir o ruído e a melhorar a qualidade acústica do ambiente de trabalho.
Tapeçaria corporativa e seus diferenciais
De acordo com Eduardo Braga, sócio e proprietário da Tapeçaria Diferente, há diversas possibilidades de aplicações de tapeçaria que podem ser utilizadas em projetos corporativos, mas uma das suas principais indicações para estofar banquetas e cadeiras de ambientes onde há grande circulação de clientes é o uso do tecido acquablock.
Resultado de uma série de técnicas especiais em sua confecção, esse tecido proporciona mais durabilidade e resistência em sua superfície, ou seja, é um tecido que bloqueia líquidos e poeira, além de ser totalmente impermeável, trazendo assim versatilidade onde for colocado.
Outra indicação de Braga é o uso de tecidos sintéticos de toque macio e fácil manutenção. Como é o caso de fibras sintéticas de alta resistência, como o poliéster, que é muito utilizado para a fabricação de móveis corporativos devido a sua aparência superficial granular (macia e suave ao toque).
Ainda de acordo com o empresário, apesar do tecido acquablock e dos sintéticos serem os mais utilizados na área corporativa, atualmente, há outras opções mais modernas no mercado.
“O que temos de mais tecnológico na área da tapeçaria hoje são os veludos e linhos”, afirma Braga.
O veludo, por exemplo, por ser um tecido mais sofisticado, pode ser utilizado para realçar o design de um móvel e trazer mais elegância para o ambiente da empresa. Já o linho é uma excelente opção para quem deseja peças estampadas de alta durabilidade, resistência, permeabilidade e sustentabilidade ecológica.
Personalização da tapeçaria corporativa
Uma das vertentes da tapeçaria mais procurada por quem desenvolve projetos corporativos é a personalização de peças, especialmente de carpetes e estofados.
“Há muitas opções de personalização dentro da tapeçaria, no entanto, eu aconselho que exista a orientação de um arquiteto para definir em quais móveis e em quais espaços da empresa esses itens personalizados devem ser acrescentados”, observa Braga.
Outra dica do empresário é seguir sempre uma paleta de cores para equilibrar as estampas dos carpetes e estofados que estão presentes em um ambiente com os outros móveis e objetos decorativos que estão no mesmo espaço.
Tapeçaria e sustentabilidade
Não podemos falar de tapeçaria sem reiterar a importância de se atentar para o impacto ambiental que as fibras têxteis causam no planeta terra. Só o poliéster, por exemplo, é responsável pela emissão anual de 32 das 57 milhões de toneladas globais de gás carbônico na atmosfera.
Pensando nisso, preparamos uma lista com opções alternativas de tecidos mais sustentáveis que podem ser utilizados nas peças de tapeçaria da sua empresa:
- Tecidos de algodão orgânico – cultivados sem o uso de pesticidas e outros produtos químicos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente;
- Linho – fibra natural e renovável que requer menos água e energia para ser produzida em comparação com outros tecidos;
- Cânhamo – essa é uma fibra natural que é resistente e durável, sendo uma opção sustentável para a tapeçaria corporativa;
- Lã orgânica – produzida a partir de ovelhas criadas sem o uso de pesticidas e herbicidas químicos, sendo uma opção mais sustentável em comparação a lã convencional;
- PET reciclado – tecido durável e resistente produzido a partir de garrafas plásticas recicladas;
Além desses tecidos, existem diversas outras opções sustentáveis disponíveis para a tapeçaria corporativa, incluindo tecidos feitos a partir de materiais reciclados ou renováveis, como bambu, cortiça e couro vegano.
Mas, ao escolher tecidos para uso na tapeçaria corporativa, lembre-se de considerar não apenas a sustentabilidade dos materiais, mas também a qualidade e durabilidade dos tecidos, garantindo resistência e longa duração às peças.