Com a proximidade do novo ano, é preciso começar a se preparar para as novas tendências de móveis e decoração que estão surgindo. Afinal, é conhecendo elas que você passa a se destacar no mercado.

Além disso, estar antenado é uma forma de prever o que estará em alta nos próximos meses e, assim, oferecer diferenciais inovadores para seus clientes. 

Mas, antes de falar sobre as tendências para 2024, é preciso entender que o mercado de arquitetura e design está em constante mudança e, com a pandemia de 2020, muitas das transformações que estavam para acontecer nesse setor foram adiantadas e até mesmo fortalecidas gerando um cenários de tendências fortes e passageiras.

“Devido a essa inconstância do mercado eu percebo que os clientes cada vez mais buscam por um estilo contemporâneo e que não seja datado, eles tem essa grande preocupação”, comenta Luisa Correia, designer do Correia Design Marcenaria. “Eu vejo que as pessoas querem cada vez mais estilos que resistam ao tempo”, enfatiza.

Praticidade e funcionalidade nos móveis

Outra tendência observada por Luisa é uma busca pela funcionalidade nos projetos, não só prezando o reaproveitamento do espaço mas também tornando os ambientes mais úteis.

“Os clientes estão prezando muito pela funcionalidade, não só nos ambientes pequenos mas também em ambientes grandes, como por exemplo um cabideiro iluminado dentro do armário, uma gaveta com divisória, um baú embaixo do banco da cozinha… eles querem um projeto que torne o espaço mais útil”, observa a designer.

Materiais e cores nos móveis planejados

Luisa também pontua que o que não pode faltar em um projeto moderno é a mescla de materiais, mesmo que o MDF continue sendo o material mais usado. “Essa mistura tem sido cada vez mais aplicada, então além do MDF podemos acrescentar o alumínio, metais, tecidos, diferentes tipos de vidros como o canelado, o reflecta e os transparentes, e até mesmo portas com uma parte em vidro”, explica a designer.

“Hoje em dia é difícil fazer projetos que não mesclam materiais, a gente geralmente trabalha com uma cabeceira estofada, uma cristaleira em vidro na sala, um detalhe em metalon na varanda”, continua, acrescentando que para um projeto se destacar é preciso brincar com esses materiais. 

Já quando o assunto é tendência de cores para 2024, Luisa pontua que todas as tonalidades de madeira continuarão em alta. Afinal, elas nunca saem de moda.

“Também vão se destacar no mercado os cinzas, os beges, o branco e o preto, o verde militar e o musgo, além dos tons terrosos como o mostarda, o cobre e o ocre”, afirma a designer.

“Outra coisa que observo é que, apesar dos clientes estarem preferindo tons mais neutros, eles ainda querem detalhes coloridos.”

Tecnologia também estará presente

E, não tem como falar de tendências sem citar as novas tecnologias. De acordo com a designer, o setor tem evoluído demais nesse aspecto.

“Hoje a gente tem carregadores de indução que podem ser colocados no tampo de uma mesa sem que o carregador fique aparente, também temos caixinhas de tomada de vários tamanhos, com plug USB e plug tomada, o que permite que vários equipamentos sejam atendidos ao mesmo tempo e de forma discreta”, comenta Luisa.

“Outras tecnologias que estão em alta são a  iluminação ligada por sensor que dispensa a necessidade de botões e a fechadura eletrônica para as gavetas que substitui as antigas ‘chavinhas’ agregando modernidade à peça.”

Por fim, Luisa destaca que o estilo que estará mais em alta no mundo da decoração no próximo ano é o minimalista.

“Teremos muitos móveis em cores neutras, com puxadores embutidos ou puxadores cava e acessórios discretos confeccionados na mesma cor das peças”, conclui a designer.

Agora que você conferiu as principais tendências de móveis planejados para 2024, saiba mais sobre o estilo de decoração minimalista.