A tecnologia está presente no mercado em geral e já chegou ao segmento moveleiro e de arquitetura.

Ela se faz presente por meio de ferramentas e softwares que auxiliam os profissionais envolvidos durante todo o cotidiano de trabalho.

Dessa maneira, podemos dizer que a inovação impacta positivamente e de maneira considerável o segmento de móveis, em todos seus níveis.

Isso porque as ferramentas e programas oferecem inúmeros benefícios aos especialistas na fabricação. Eles auxiliam desde o planejamento até a concepção de um projeto.

Jaqueline Maraschin, Diretora de Marketing do Grupo Cyncly na América Latina, exemplifica o que estamos falando com os softwares.

Segundo ela, eles são partes vitais de praticamente todo projeto moveleiro que temos atualmente. “Por meio deles e das ferramentas que possuem, é possível gerar planos detalhados e imagens realistas”.

Temos também a renderização. Alguns softwares podem ajudar (e muito) na respectiva tarefa.

Isso acontece por meio do fornecimento de pleno suporte durante o planejamento e atenção a cada detalhe do mobiliário, incluindo volumetria e aspectos fotorrealísticos para as modelagens criadas.

O objetivo é dar vida a diversos tipos de projetos, móveis e decoração de interiores.

Outras ferramentas utilizadas são: scanner 3D de ambientes, realidade aumentada, sensores e aplicativos.

Características importantes dos softwares moveleiros

De acordo com Jaqueline, os softwares, por exemplo, facilitam a vida de equipes e profissionais da área de móveis em diversos aspectos.

Entre eles, na realização de cálculos, dimensões, profundidades, estilos, etc. Também, na emissão de orçamentos completos.

“Isso resulta em mais produtividade para as equipes, ou arquitetos, e, consequentemente, maior lucratividade”, explica a diretora.

Para se ter uma ideia, uma das principais características do sistema da Promob, pertencente ao Grupo Cyncly, é a simplicidade para desenvolver um projeto. Ele possui uma interface intuitiva, por meio da qual o usuário pode produzir um espaço com todos os móveis embutidos, bem como medições, plantas e orçamentos completos do local mobiliado. “Tudo isso em 20 minutos”, conclui Jaqueline.

Conforme ela explica, tal inovação é possível porque compreende uma biblioteca e um sistema que possibilita que o usuário estipule o preço de cada peça, componente, placa, módulo, etc. – juntos ou separados.

Por que aderir à tecnologia?

Os benefícios de optar pelas respectivas tecnologias são inúmeros. Alguns deles supracitados. No entanto, alguns motivos são primordiais para o uso.

“A tecnologia avançou muito em qualquer aspecto da rotina tradicional em sociedade. Logo, a utilização de ferramentas tecnológicas, como software e realidade aumentada, também se tornaram vitais para o desenvolvimento de projetos de pequeno, médio e grande porte, uma vez que cada um possui sua especificidade.”

A diretora diz isso porque a tecnologia ajuda, não somente os profissionais a executarem melhor os projetos e com mais facilidade, mas contribui também com a vida do cliente, que consegue perceber melhor os detalhes do que está encomendando e as características técnicas do projeto em definição.

Isso sem contar a otimização do tempo – tanto da empresa moveleira quanto do consumidor final. Resultado: o aumento da produtividade.

Para finalizar, a modernização e utilização de ferramentas tecnológicas nos projetos moveleiros permite a entrega de uma produção mais consolidada, completa e consistente porque fornece cálculos confiáveis, eficiência e precisão.

O intuito é tornar mais eficiente a produção, bem como o gerenciamento das etapas do projeto.

Além do mais, contribuir com o relacionamento entre as empresas e o mercado, agregando valor e competitividade ao trabalho do fabricante de móveis.

E no gancho da tecnologia e softwares para o setor moveleiro, baixe o e-book 7 passos para trabalhar com projetos 3D