O uso de tapeçaria na decoração é uma tendência que veio com tudo. Os projetos decorativos têm diversas inspirações e as peças são aplicadas em muitos estilos, principalmente aquelas que são confeccionadas à mão.

A tapeçaria artesanal traz criatividade e os detalhes são encantadores. Aliás, o melhor de tudo é que as peças são versáteis e existem inúmeras possibilidades de uso na decoração — seja em móveis estofados, tapetes, ornamentos para paredes e muito mais.

A autenticidade dos produtos de tapeçaria deixam a decoração com mais personalidade. Portanto, venha conferir como essa tendência pode ser aplicada nos projetos de decoração!

Como utilizar a tapeçaria na decoração?

A decoração é como escolher roupas: você deve encontrar seu estilo e se sentir confortável. Nesse sentido, vemos muitos truques de décor que transformam cômodos inteiros. 

A tapeçaria pode ser usada como uma dessas peças que trazem mais personalidade, autenticidade e que dá um toque de conforto. Além disso, em algumas aplicações ela até ajuda a aquecer no inverno ou reduzir o barulho nos ambientes.

Por isso, veja algumas dicas de como você pode usar a tapeçaria na decoração.

Mantas, estofados, encostos e assentos

Já pensou em utilizar as peças feitas à mão para cobrir móveis ou até mesmo usá-la nos assentos e encostos? A tapeçaria pode ser facilmente colocada em cima de sofás, poltronas, pufes ou revestir almofadas. 

O mais interessante é que, quando usada dessa maneira, fica mais simples retirar a peça de um lugar e colocar em outro. Assim, é possível fazer transformações no visual e a decoração é renovada com maior frequência.

Nesse ponto, também vale buscar tapeceiros para renovar o estofamento dos móveis e aumentar a vida útil de cadeiras e sofás.

Tapetes e esteiras

O uso mais comum das tapeçarias sempre foi com tapetes e esteiras. As peças de tecido que são tramadas manualmente passaram a se popularizar durante o Renascimento, e desde então virou um clássico decorativo. 

Os tapetes tradicionais que são usados no chão são encontrados em variados tipos, modelos, cores e tamanhos. Já as esteiras são produções artesanais de origem indígena, com tons e estampas únicas. A colocação de tapetes e esteiras valorizam o ambiente e são o destaque do espaço.

Peças decorativas

E se a tapeçaria virar um quadro? Que tal colocar o tapete na parede como decoração? A versatilidade do item deixa a sua imaginação mandar e decidir qual será o destino da tapeçaria. Seja no chão, como uma tela na parede, colocada como cabeceira de cama e muitas outras alternativas.

Caso prefira peças de tapeçaria mais discretas, algumas opções são luminárias e almofadas. Porém, também podem ser usadas cortinas, painéis e outros jeitos. 

Confira nosso quadro no Pinterest para se inspirar com a tapeçaria na decoração!

Quais são os diferentes estilos de tapeçaria?

A tapeçaria pode ser encontrada em estilos bem diferentes, afinal cada artesão ou empresa cria suas próprias peças, com inúmeros materiais. Assim como outros tipos de arte, isso pode variar bastante. A vantagem é que o leque de opções é maior e você encontra itens que são facilmente adicionados em ambientes variados.

Os estilos mudam conforme o tipo de tapeçaria e as técnicas utilizadas na confecção. Por exemplo, a fabricação com o uso de fibras naturais fica muito bem na decoração praiana, boho ou rústica. Enquanto isso, as peças de tecido coloridas e estampadas, com estilo artsy, dão um ar moderno e mais contemporâneo.

De modo geral, alguns dos tipos e estilos mais usados são:

  • crochê;
  • feltragem;
  • macramê;
  • franjas;
  • esmirra;
  • looping;
  • tufado.

Como escolher o tecido certo?

Primeiramente, é preciso avaliar qual será a função da peça — ou seja, como ela será usada na decoração. Alguns itens são mais sensíveis e não suportam muito atrito, pois isso pode desgastá-los. 

A tapeçaria mais tradicional criada com lã ou algodão costuma ser um pouco mais delicada. Por isso, se a preferência for o uso desse tipo de peça como tapetes, por exemplo, deve-se ter atenção ao tecido de fabricação, se há risco da textura ser perdida com o uso e outros fatores.

A arquiteta Sandra Irala compartilha um pouco sobre como trabalha com a escolha de tecidos e a utilização da tapeçaria junto ao projeto de decoração:

“Geralmente acompanho o cliente na hora da sua escolha. Alerto sobre a necessidade de uma boa impermeabilização para evitar manchas. Também costumo indicar tecidos específicos com tramas bem fechadas para os lares com bichinhos de estimação. Sempre recomendo tons terrosos ou neutros que permitem abusar dos acessórios decorativos bem coloridos, sendo imprescindível que ‘conversem’ com elementos próximos da decoração.”

Então, antes de escolher a tapeçaria somente pela estética, lembre-se de avaliar qual será a aplicação. Dessa maneira, a peça terá uma durabilidade maior e ficará bonita por mais tempo.

Tapeçaria na área externa

Alguns tipos de móveis e decoração são mais indicados para o uso em áreas externas devido a exposição, afinal as peças devem ser resistentes à chuva, sol, vento e outras intempéries.

Para o mobiliário na decoração de áreas externas, os tecidos náuticos costumam ser os mais interessantes justamente pela resistência. Entretanto, a tapeçaria também pode estar presente, já que as peças também podem ser produzidas nesse material — além de adicionar outros detalhes artesanais, como as franjas.

Quais são os cuidados que devemos ter com esse material?

As peças de tapeçaria são consideradas muito sensíveis, sobretudo aquelas feitas manualmente. Nesse sentido, é preciso tomar certos cuidados para manter a beleza e a durabilidade. 

Os tecidos podem perder a textura, a cor, soltar fios e perder a aparência inicial por conta da falta de cuidados adequados. Sendo assim, confira as principais dicas para manter suas peças bonitas por mais tempo.

  • ao higienizar a tapeçaria, seque a peça à sombra e evite o contato com a luz do sol;
  • modifique a posição das peças semanalmente (tanto as do chão quanto as usadas nas paredes) para que não desgaste em áreas específicas;
  • enrole a tapeçaria no sentido do comprimento para que não fique marcada;
  • se precisar transportar a peça ou até mesmo levar a outro local para fazer a higienização, também enrole no sentido do comprimento;
  • não deixe mobília e outros objetos posicionados em cima da peça, o peso danifica a estrutura original e deixa marcas;
  • para fazer a higienização, utilize água fria e um sabão líquido neutro (jamais use a máquina de lavar!);
  • use o sabão diluído na água, nunca aplique o produto diretamente na peça;
  • faça a limpeza com movimentos circulares e prefira o uso de esponja ou escovas de cerdas macias, dependendo do tipo de tecido da tapeçaria;
  • não utilize vassoura e escovas duras para fazer a limpeza, pois esses itens danificam a textura;
  • aplique amaciante diluído em água;
  • se preferir, é possível fazer um processo de impermeabilização para proteger a tapeçaria (de umidade, pelos de animais, luz solar, etc).

Esses cuidados são essenciais para que a tapeçaria na decoração continue com toda a sua beleza. Além disso, a tendência do uso dessas peças continua em alta e faz toda diferença nos ambientes.

Confira também um pouco da entrevista de Letícia Mattos sobre o uso de tecidos para marcenaria e aprenda mais sobre o assunto