Introduzido na indústria pela primeira vez na década de 1940, mudando radicalmente os processos industriais, o CNC (sigla de Controle Numérico Computadorizado) é uma evolução do termo NC, que significa apenas Comando Numérico.

Como o próprio nome diz, esse sistema refere-se ao controle de máquinas através de um computador. 

Comumente utilizada em tornos e centros de usinagem, a CNC oferece um grande ganho de produtividade dentro das indústrias reduzindo o número de erros humanos, diminuindo desperdícios e agilizando linhas de montagens.

“Muito utilizada na indústria moveleira, tanto seriada ou sob medida, as máquinas CNC se popularizaram rapidamente e hoje são imprescindíveis na usinagem e furação de componentes de madeira e chapas”, explica Flavio Farage, vendedor da Homag. “Com ela é possível entregar peças cortadas nas mais variadas formas e furos perfeitamente alinhados, com muita rapidez e precisão”.

Vantagens das máquinas CNC

Ainda segundo Farage, a maior revolução que essa máquina trouxe para o setor é que os processos que antes eram realizados manualmente ou artesanalmente, com ela, passaram a ser infinitamente mais rápidos, precisos e de excelente qualidade.

“Uma lateral de guarda-roupa que levava duas horas para ser furada e usinada com ferramentas manuais, passou a ser feita em menos de dois minutos, sem necessidade de gabaritos e outras máquinas”, explica Farage, acrescentando que as principais funções da máquina são usinar, furar, fresar e cortar formas nas chapas e madeiras.

Outras vantagens que a CNC trouxe para as indústrias moveleiras são a diminuição do prazo de entrega dos produtos e a melhoria em ajustes mecânicos nos móveis, o que permitiu que as fábricas passem a entregar itens feitos com mais precisão e qualidade.

Router CNC

Além da CNC, outra máquina que chegou para revolucionar o setor moveleiro é a Router CNC.

Também controlada por computador, ela é usada para cortar ou gravar em vários materiais utilizando uma ferramenta de corte.

“Uma Router CNC geralmente consiste em uma mesa onde o material a ser processado é colocado e a ferramenta de corte é movida ao longo dos eixos X, Y e Z (ou mais eixos) efetuando a usinagem programada”, explica Henrique Goulart, sócio-administrador da HG Máquinas.

Usada na fabricação de diversos produtos devido a sua versatilidade de usinagem em materiais como madeiras, plásticos, metais, entre outros, essa máquina não é utilizada apenas pela indústria moveleira, mas também pela metalúrgica, pela visual, entre outras.

“A Router trouxe garantia de repetibilidade de processos, aumentando a produtividade das indústrias e a qualidade dos produtos”, enfatiza Goulart.

Eficiência na marcenaria com a Router CNC

“Atualmente essa máquina está tão atualizada que já é capaz de fazer a usinagem até mesmo de peças 3D de forma precisa e perfeita com velocidade de corte e usinagem superiores a 6M/min”, enfatiza o empresário, acrescentando que com uma área de trabalho extremamente viável (1,5×3,0m) a Router comporta mais da metade de uma chapa de ACM convencional.

“Outra possibilidade é ter a Router CNC e uma Seccionadora na mesma máquina garantindo alta performance e velocidade de corte ao mesmo tempo, chegando a alcançar 17M/min”, continua Goulart, acrescentando que esse tipo de máquina é ideal para alta produtividade e demanda de cortes lineares de ACM e MDF.

A otimização de tempo trazida por essas máquinas também resulta em um aumento dos lucros das indústrias que acrescentam elas em seus processos produtivos. “Se tratando de Router CNC, em geral, a hora máquina gira em torno de R$120,00 a R$200,00 com lucro médio de 70% desse valor, isso na prestação de serviço”, destaca o sócio da HG.

“Cada dia o sistema CNC está cada vez mais presente no mercado moveleiro e quem não se adaptar a esse cenário vai acabar ficando para trás”, conclui Goulart. 

Quer acompanhar os principais lançamentos e encontrar máquinas para a indústria moveleira? Participe da ForMóbile 2024: www.formobile.com.br