Nunca se falou tanto em Inteligência Artificial Generativa como agora. O lançamento do ChatGPT e demais plataformas deu luz e popularizou o tema.

Ao mesmo tempo, cresce a preocupação da sociedade, governos e organizações referente aos limites éticos e sociais dessa tecnologia.

A ForMóbile Digital conseguiu informações valiosas sobre o assunto e você confere a seguir.

Inteligência Artificial Generativa: o que é?

Aplicada em diferentes cenários e situações, a Inteligência Artificial (IA) sofre do temor da substituição de ocupações e empregos humanos.

No entanto, segundo Simone Faquineli, Diretora de DevOps e AI da Matrix Go, a indústria (e demais setores) precisa enxergar essa tecnologia como uma aliada, uma oportunidade de otimizar processos e personalizar serviços e produtos.

“De fato, certas tarefas e funções podem se tornar obsoletas com o avanço dessa tecnologia, mas ela também abre portas para novas ocupações, possibilidades e evolução técnica profissional”, explica a diretora.

Setor moveleiro

De acordo com Simone, existem inúmeras aplicações da Inteligência Artificial Generativa para o setor moveleiro.

Ela relata que três pontos importantes devem ser considerados para o uso da tecnologia em questão no setor de móveis.

  • O potencial de processar uma enorme quantidade de dados não estruturados;
  • Atuação com consistência e assertividade em tarefas repetitivas;
  • Interação de forma aprimorada com usuários em experiências de chat.

“Só esses três pontos já justificam o uso no setor.”

Aplicações da IA Generativa

“De forma prática, enxergo grande potencial na inclusão da Inteligência Artificial Generativa junto ao atendimento e suporte via chat de empresas do setor (tanto no mercado B2B quanto B2C)”, apresenta a representante da Matrix Go.

Ela exemplifica da seguinte maneira: “integrada ao chat, o consumidor ou cliente em potencial poderia solicitar uma prévia real de um móvel sob medida em sua residência. Ou ainda solicitar ao chat as principais tendências em movelaria ou decoração de 2024”.

Outra referência fornecida por Simone é sobre solicitar o acesso a tutoriais de montagem de móveis (faça-você-mesmo), entre outras soluções.

Para ela, do ponto de vista dos agentes de atendimento, a Inteligência Artificial Generativa conseguiria fomentá-los com respostas automáticas geradas em segundos, garantindo uma comunicação mais rápida e fluida.

Além disso, avaliações de atendimento com nota global podem ser geradas em segundos e automaticamente pela IA. Alguns serviços automatizados:

  • Rastreio do envio dos móveis;
  • Agendamento de instalações;
  • Envio de faturas mensais;
  • Cobranças;
  • Disponibilização de orçamentos e projetos.

“Ou seja, tudo isso é passível de automação, com forte personalização entre cliente e empresa”, completa a especialista.

Por que investir em Inteligência Artificial Generativa?

“A IA já é realidade”, destaca Simone. Para ela, quem a enxerga como algo futuro, já está perdendo oportunidades e ficando para trás na concorrência.

Por exemplo, há anos atrás, quando as redes sociais surgiram, algumas empresas foram céticas em acreditar na novidade e criar seu perfil nessas redes. A história deu vantagem para quem saiu na frente e apostou na ferramenta.

Um parâmetro similar já está sendo feito com a Inteligência Artificial generativa.  “Empresas que acreditaram e integraram a solução já colhem benefícios significativos”. Simone se refere a questões como receita, satisfação do cliente, engajamento de marca, entre outros parâmetros.

Além disso, segundo ela, a indústria moveleira pode se preparar melhor para novos avanços que estão por vir. “Entendo ser uma questão de tempo para uma aderência ainda maior”, finaliza.

Aprofunde-se no tema e descubra o que a Inteligência Artificial já viabiliza na indústria moveleira.