Móveis impermeáveis, normalmente, são aqueles alocados em áreas externas, entre as quais, varandas, áreas de lazer, brinquedotecas, churrasqueiras, piscinas, jardins e campos.

No entanto, é fundamental que tanto os móveis quanto os acessórios sejam, além de decorativos, funcionais e efetivos. Ou seja, devem suportar as intempéries do tempo, principalmente a chuva.

Peças como cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras, pufes, sofás e afins devem ser fabricadas com os melhores materiais e peças, uma vez que devem resistir ao tempo, além do uso.

Este conteúdo da ForMóbile te ajuda com dicas sobre as melhores opções em materiais para móveis impermeáveis, incluindo os melhores tecidos – fundamentais para agregar valor aos seus móveis!

Materiais impermeáveis

De acordo com Regina Guedes, Design de Interiores, muitos materiais são resistentes ao tempo e se destacam com relação a outros.

No entanto, todos possuem uma vida útil – e isso dependerá tanto da escolha pelo tipo como também da manutenção feita pelo dono do mobiliário.

“É bastante relativo falar em resistência, devido aos fatores que podem interferir na durabilidade do móvel, como sol, frio, calor, chuva, maresia e umidade”, completa Regina.

No entanto, ela ressalta que alguns materiais merecem, sim, certo destaque com relação à impermeabilidade.

Entre eles, plástico, madeira (dependendo do tipo), alumínio, ferro e diversos tecidos.

Madeira

A especialista explica que os móveis em madeira, além de compor os ambientes com elegância, podem ser uma ótima opção para os móveis impermeáveis.

“A madeira mais resistente ao tempo é a Teca – de uso naval, com características dominantes”. Isto significa que o material não empena, resiste à ação do tempo, ao sol, à chuva, ao calor, ao frio e à umidade.

Outros tipos de madeira também são indicados para a respectiva finalidade como, por exemplo, Cumaru, Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna.

Entre as mais populares, temos: Garapeira, Maracatiara, Angelim e Tauari.

“Temos, hoje, uma técnica que permite que as madeiras de qualidade tenham sua durabilidade ampliada. É a chamada carbonização técnica, que veio do Japão”. Segundo Regina, nessa técnica, os materiais orgânicos da madeira são decompostos, gerando maior preservação ao longo do tempo.

Ferro

O ferro também pode estruturar os móveis impermeáveis. No entanto, devem receber um preparo especial com antiferruginosos antes da pintura. É fundamental que a pintura seja muito bem-feita para não descascar.

Plástico

O plástico oferece diversas vantagens para os móveis impermeáveis. Além da fácil manutenção, possui um baixo custo e uma ampla paleta de cores. O material é muito usado na fabricação de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras.

Tecidos

Com relação aos tecidos para móveis impermeáveis, eles podem compor cadeiras, sofás, poltronas e espreguiçadeiras.

É ideal optar por tipos plastificados ou emborrachados, pois não permitem a passagem do ar e da água.

Além desses materiais, que são mais resistentes, o mercado tem também os tecidos já impermeabilizados.

Ou seja, são aqueles que recebem a aplicação de produtos especiais para que o móvel não absorva os líquidos que possam cair. Além disso, protegem contra a gordura, sujeiras, manchas, etc. Entre os tipos, os mais comuns são o scotchgard, o tecido náutico e o teflon.

Outras opções incluem os tecidos sintéticos, como o poliéster e o vinil, com ótima durabilidade contra as chuvas pela impermeabilidade, e o Acquablock, produzido com fibras especiais de algodão e poliéster, tendo como proteção uma resina. É exatamente isso que faz com que os móveis sejam considerados impermeáveis.

Outras opções neste sentido são a sunbrella – tecido especial também impermeável e resistente ao sol, mofo e bolor – a olefina, o vime e o jacquard.

A última dica aqui é: evite tecidos como couro sintético ou legítimo, chesterfield de courino, sarja, lona, veludo, linho e suede.

Agora que você conheceu os materiais para móveis impermeáveis, saiba mais sobre os móveis para jardim e áreas externas.