O bambu é uma ótima opção em matéria-prima para a fabricação de móveis. Além de ser resistente, oferece beleza e personalidade ao ambiente.

Você já pensou em produzir móveis de bambu?  Saiba que esse tipo de mobiliário é considerado ecologicamente correto, se o seu objetivo for contribuir com a saúde do planeta.

Continue a leitura e confira como é possível transformar móveis de bambu em peças únicas e personalizadas.

Processos na fabricação com bambu

Antes de iniciar a fabricação de móveis de bambu, é fundamental escolher o tipo adequado para o respectivo projeto. Uma dica é optar por varas sem rachaduras ou marcas profundas, pois podem ser prejudiciais a curto prazo.

A colheita deve ser feita com responsabilidade para garantir a sustentabilidade proposta.

Em seguida, é necessário preparar o material. Entre outros processos, o trabalho consiste na remoção das folhas, no corte de acordo com o projeto, no tratamento para evitar a proliferação de pragas, por exemplo, na montagem e no acabamento final, que inclui lixamento, pintura ou aplicação de verniz.

Segundo um material elaborado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é importante fazer a secagem e o tratamento do bambu. “Seca-se entre três e quatro dias. Assim, o colmo vai transpirar a água contida dentro de suas paredes através da folha. Após esse período, os galhos são retirados e o colmo é levado para o local do tratamento”.

Corte

Com relação ao corte, é necessário se atentar ao que foi estipulado no projeto do mobiliário. A ideia é deixar sempre um tamanho maior do que o tamanho final necessário.

Conforme o material do Sebrae, “perfuram-se os nós (diafragmas) de cada peça, com a ajuda de uma barra de ferro comprida, menos o último nó. Este último servirá como fundo tampado da peça”.

Tratamento

Após esse processo, é hora de aplicar a solução que preservará  o material. A ideia é optar por produtos inseticidas e fungicidas, com graus de toxicidade. “Os sais de boro são muito utilizados na agricultura como fertilizantes, pois as plantas necessitam do elemento para crescerem bem. Estes sais também podem atuar como inseticidas se aplicados ao bambu”.

Ainda conforme o estudo do Sebrae, é ideal utilizar 200 gramas de octaborato para 800 ml de água. Essas medidas tendem a gerar uma solução a 20%.

Montagem dos móveis de bambu

Para a montagem dos móveis, é primordial considerar o comprimento e o diâmetro das peças, uma vez que cada tipo de mobiliário precisará de uma quantidade específica de peças com medidas previamente definidas.

É nesse momento em que a criatividade deve ser ativada.

O resultado final dependerá do objetivo de quem estiver montando. No entanto, é possível fabricar cadeiras, mesas, camas, banquetas, sofás e itens de decoração, como molduras de espelhos, cabeceiras, quadros, etc.

A união das peças deve respeitar o projeto final, seguindo formatos recomendados. Para a amarração das varas, as opções são as seguintes: sisal, corda de sisal, fio macramê, barbante de sisal e corda de artesanato.

Acabamento

Por sua vez, o acabamento dos móveis de bambu deve ser feito com a aplicação de produtos especialmente destinados ao respectivo fim. Entre eles, verniz ou óleo protetor para bambu, cuja função é proteger contra a umidade e os raios solares. O lixamento também é recomendado.

Além do acabamento, é importante realizar manutenções regulares nos móveis de bambu, que compreendem a limpeza e a reaplicação do verniz, quando necessário.

Preservação dos móveis de bambu

Para conservar a beleza e a efetividade dos móveis de bambu ao longo do tempo que for necessário, é fundamental seguir algumas medidas práticas de cuidados.

A manutenção é indispensável para qualquer tipo de matéria-prima e mobiliário, principalmente, quando se trata do bambu.

Anote essas dicas:

  • É importante evitar a exposição direta dos móveis de bambu às intempéries do tempo. O excesso de sol ou umidade podem danificar as peças pouco a pouco, de modo que seja impossível recuperá-las depois.
  • A limpeza é indispensável. Ela deve ser realizada regularmente e com um pano úmido. Lembrando que o uso de produtos químicos agressivos pode estragar o material.
  • Vale verificar, de tempos em tempos, se há danos ou desgastes na superfície para se ter tempo de reparar o problema.
  • Reaplique o verniz se os móveis de bambu estiverem sem vida e desgastados em virtude do tempo e do uso.

Gostou destas dicas para móveis de bambu? Aproveite e confira os cuidados para fabricar móveis com palha.