O uso de madeira na decoração é algo que atravessou os séculos, ganhando novas possibilidades sempre que a indústria traz novidades na maneira como esse material pode ser usado.
Ainda que exista uma variedade de outros materiais disponíveis para compor a decoração de um imóvel, a madeira sempre terá um lugar de destaque, já que está associada a qualidades desejadas pelas pessoas, como o conforto e a elegância.
Em um mundo em que as grandes cidades ainda se destacam pelo cinza do concreto, mostraremos como a decoração com madeira pode ser usada para criar ambientes intimistas, ainda que modernos.
A decoração com madeira se destaca no mercado
Não é segredo para ninguém que a construção civil tem investido em novas técnicas para a produção de imóveis, visando a praticidade, a economia de recursos e um impacto ambiental menor da obra.
Isso pode fazer com que as pessoas acreditem que a madeira na decoração é coisa do passado. Não é, e o Arquiteto Léo Romano explica o porquê: “Acho que a madeira, assim como a pedra, é um material vivo, natural. Buscamos sempre elementos que sejam de fácil reconhecimento para nossos projetos, e acho que a madeira tem essa grande virtude, além do interesse estético, tátil, e do aspecto sensorial que ela desperta nas pessoas. Ela garante sempre uma sensação de bem-estar e aconchego para os espaços interiores”.
Essas características ajudam a justificar a crescente procura por esse material. De acordo com o relatório da Indústria Brasileira de Árvores, o consumo de painéis de madeira bateu todos os recordes no ano passado: 8,256 milhões de m³ em 2021.
Uso de madeira em forros
É claro que quando falamos em madeira na decoração vem à nossa mente os móveis. A imensa maioria deles ainda recorre a temas e cores que remetam à madeira, mesmo quando são feitos de outros materiais.
Contudo, a decoração com madeira vai além dos móveis. Pisos e forros são exemplos disso.
Conforto térmico
Uma das vantagens do uso da madeira em forros ainda é o isolamento térmico. A madeira consegue preservar o calor no ambiente, o que contribui com o conforto dos moradores.
Ao mesmo tempo, essa qualidade precisa estar aliada a outras estratégias arquitetônicas, como janelas que estimulem a ventilação.
O objetivo é evitar que o mesmo forro que ajuda a aquecer o imóvel no inverno se torne um problema no verão — principalmente em um país como o nosso, em que a maioria das cidades lida com verões intensos.
Versatilidade
Com o devido tratamento, o forro de madeira se transforma completamente, adaptando-se a novos projetos de decoração. Ao contrário do que algumas pessoas acham, a madeira suporta intervenções e pode mudar de aparência, sem que isso consuma uma grande parte do orçamento de uma reforma.
Então, tratar os forros já usados pode ser uma alternativa econômica e com menor impacto ambiental na hora de criar novos ambientes.
Durabilidade
Um dos fatores que pode assustar algumas pessoas em relação ao uso de madeira na decoração é o custo, já que outras opções podem, sim, ser mais baratas.
No entanto, a durabilidade da madeira pode tornar esse material na melhor opção a médio e longo prazo — principalmente porque, como já mencionado, ela pode mudar de aparência com o devido tratamento.
Uso de madeira em pisos
O piso de madeira ainda é uma opção em alta devido à versatilidade. Tons mais escuros de madeira, com a presença de nós, podem compor projetos mais tradicionais de decoração, além de opções que buscam algo mais rústico.
Ao mesmo tempo, as opções mais claras são elegantes e costumam combinar com diferentes projetos mobiliários, além de serem aliadas de projetos de iluminação.
É verdade que o piso em madeira pode ser mais sensível do que opções como o porcelanato que, aliás, pode imitar a aparência da madeira. Contudo, com o devido tratamento, esse tipo de piso tem boa resistência e, assim como os forros, tem alta durabilidade.
O piso de madeira pode ser o maior aliado de imóveis localizados em regiões mais frias, como o Sul do Brasil, ou em regiões serranas, como no Rio de Janeiro. Ao trazer conforto térmico para os moradores, esse tipo de piso e revestimento contribui para a redução de consumo de energia dentro desses imóveis.
Madeira na decoração deve ser usada com estratégia
Ainda que tenha muitas qualidades, a decoração com madeira exige um planejamento estratégico. “Se a pessoa não quer errar, ela pode escolher um dos espaços para aplicar a madeira. Então, no quarto, por exemplo, ela pode escolher a parede que pode ser a cabeceira da cama, que fica muito elegante, ou a parede lateral”, sugere Léo Romano.
Sem esse critério, a pessoa corre o risco de exagerar na mão e criar ambientes que sejam pesados, o que teria o efeito contrário do aconchego buscado pela maioria dos clientes em seus projetos de decoração.
Gostou dessas dicas sobre a madeira na decoração? Explore também as oportunidades com as cabeceiras.