Engana-se quem pensa que, por ser de origem orgânica, o piso de madeira tem pouca durabilidade e demanda cuidados extremos.

Trata-se de um material resistente e com ótima longevidade. Obviamente, além do tipo de madeira escolhido, dureza, resistência e qualidade da marca, a conservação da superfície e a limpeza adequada são fundamentais para preservar o piso todo.

Mas os cuidados são mais simples do que se imagina!

A propósito, algumas medidas são fundamentais para garantir que o piso de madeira esteja sempre com o seu melhor aspecto e ofereça as vantagens que só este material pode proporcionar. Por exemplo, a variação térmica – em dias frios, o piso tende a esquentar, ao passo em que, no calor, tende a esfriar.

Principais cuidados com os pisos de madeira

Sobre os cuidados apresentados a seguir, Natália Salla, Arquiteta, ressalta a importância de nunca encerar o piso de madeira. “A cera pode criar camadas e prejudicar a cor do piso”, explica.

Não encharcar

Em contato frequente com a água, o piso de madeira pode absorvê-la e se expandir.

O motivo? A estrutura contém fibras que se hidratam com a umidade. Ou seja, quando o piso recebe água demais, age como se fosse uma esponja.

Portanto, ao limpar, evite passar um pano muito encharcado.

De acordo com Natália, o líquido pode prejudicar também a cola do piso de madeira, uma vez que entra pelos vãos entre uma peça e a outra.

“É essencial torcer bem o pano antes de passá-lo no chão. O piso não deve ficar ensopado com a limpeza, apenas molhado superficialmente.”

Com essas informações, podemos concluir também que lavar o piso de madeira está estritamente proibido, correto?

Atente-se: a água pode formar bolhas e deixar a superfície irregular, além de apodrecer a madeira.

Limpeza de piso de madeira

Como limpar o piso de madeira, então? É preciso investir em produtos especiais, como limpadores e regeneradores? Não. Estas são opções viáveis e permitidas, porém, desnecessárias.

Conforme explica a arquiteta, apenas 100ml de detergente diluído em 5L de água é o suficiente. Um pano limpo faz todo o processo. Mais uma vez, não se deve passar o pano encharcado no chão. É preciso torcê-lo bem.

Outra dica da especialista: “para a madeira não ficar com as marcas dos pés, evite pisar enquanto o chão estiver molhado. Espere-o secar completamente, para depois passar pelo local”.

Quando o objetivo não for passar um pano, apenas tirar a poeira e sujidade, a sugestão é utilizar vassoura de pelos.

Aspiradores de pó são permitidos, porém, devem ser usados com cuidado para não riscar a madeira. Alguns vêm com uma peça especial para este fim, cuja ponta é protegida.

Produtos para NÃO utilizar!

Conforme acabamos de citar, o piso de madeira não exige muitas manobras para ser limpo e, muito menos, grandes investimentos para essa higienização.

Aliás, o respectivo material tem mais recomendações sobre o que não usar do que o contrário.

Natália alerta que produtos como lustra móveis, ceras, desinfetantes e multiusos devem ser evitados, principalmente, porque podem manchar o piso e alterar a cor. Outros produtos que devem ser ignorados, neste caso, são: querosene, amônia, removedor e água sanitária.

Além dos produtos, devemos ficar atentos também aos materiais abrasivos. Entre eles, palhas de aço, escovas e saponáceos. Isso porque podem danificar a superfície do piso de madeira, deixando-a marcada e sem vida.

Manutenção do piso de madeira

Há quem resista ao piso de madeira porque acha que a manutenção deve ser corriqueira. Está certo que ela é periódica, mas podemos colocar 10 ou 15 anos nesta contagem.

A manutenção do piso de madeira compreende lixamento e envernizamento. O verniz atua como um protetor para não danificar as fibras e para evitar que o material absorva a umidade.

Já o lixamento ajuda a recuperar o piso, caso ele esteja danificado ou com aspecto envelhecido. Existem empresas especializadas neste tipo de serviço. Vale a pena pesquisar.

Para além dos pisos de madeira, aproveite para conhecer mais sobre as madeiras brasileiras!