Você sabe no que consiste o programa Selo Verde Brasil?
A ForMóbile Digital elaborou este conteúdo especial sobre o tema e contou com o auxílio técnico de Sabrina Della Santa Navarrete, Professora da FIA Business School.
Boa leitura!
Programa Selo Verde Brasil – O que é?
O programa Selo Verde Brasil é uma iniciativa do Governo Federal e busca certificar produtos e serviços que atendam a requisitos de sustentabilidade.
Trata-se de uma certificação voluntária que pode ser obtida por produtos que estejam em conformidade com os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Incluem-se aspectos como:
- Pegada de carbono;
- Rastreabilidade de processo de produção;
- Eficiência energética;
- Gestão de resíduos.
O objetivo do Selo Verde Brasil, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), é fomentar práticas que reduzam o impacto socioambiental em todas as etapas da cadeia produtiva.
Segundo Sabrina, é também elevar os padrões de qualidade dos produtos e serviços e aumentar a competitividade das empresas brasileiras no mercado interno e externo.
“O Programa Selo Verde é uma oportunidade para alavancar a competitividade do Brasil no mercado internacional, uma vez que busca alinhar os produtos brasileiros com a demanda mundial de sustentabilidade.”
Qual é a importância para a indústria?
De acordo com a professora, o programa Selo Verde Brasil reduz a necessidade de múltiplas certificações. E isso minimiza custos para as empresas que aderirem, pois os critérios de sustentabilidade são unificados.
“Isso é relevante especialmente para as micro e pequenas empresas, que terão a oportunidade de mostrar seu compromisso com a sustentabilidade”, completa.
Ou seja, a partir da iniciativa aqui falada, as indústrias que optarem pela respectiva certificação poderão acessar novos mercados. Além disso, nichos que buscam produtos com alto padrão de sustentabilidade, fortalecendo a marca e a reputação.
Outro ponto é que essas mesmas empresas contribuirão para o desenvolvimento da economia verde no país.
Programa Selo Verde Brasil e a indústria moveleira
Essa certificação reflete a demanda crescente por boas práticas socioambientais. Além disso, se coloca como uma oportunidade para o setor moveleiro contribuir com o meio ambiente e, mais ainda, tornar as empresas competitivas e eficientes.
Conforme explica Sabrina, principalmente frente ao mercado internacional, onde os consumidores estão cada vez mais buscando por produtos ecologicamente corretos e que respeitem os direitos humanos de quem está envolvido no processo de produção.
“Deste modo, a certificação pode trazer vantagens para a indústria moveleira, como por exemplo, a conformidade com normas internacionais de sustentabilidade, o maior reconhecimento da marca a partir de suas práticas sustentáveis, a redução dos custos operacionais, o aumento da eficiência no processo produtivo, o acesso a novos mercados, o desenvolvimento de tecnologias limpas e o aumento da competitividade”, detalha a especialista.
Oportunidade ao setor moveleiro
Para a docente, a iniciativa do governo brasileiro em prol da sustentabilidade, por meio do programa Selo Verde Brasil, surge num momento oportuno para a indústria moveleira.
Isso porque os móveis estão incluídos na lista de produtos que serão afetados pela nova regulamentação da União Europeia contra o desmatamento, a EUDR (European Union Deforestation Regulation). Esta proíbe a importação de produtos que venham de áreas desmatadas a partir de 2020.
Para se ter uma ideia, de acordo com a nova regulamentação, empresas que exportam móveis para a União Europeia deverão garantir que a madeira utilizada não provém de áreas desmatadas. Ou seja, deverão atestar a origem da matéria-prima usada na fabricação dos produtos.
“A EUDR representa um desafio e uma oportunidade para a indústria de móveis no Brasil. As empresas têm o desafio de se adequarem rapidamente para atender as exigências da nova regulamentação, mantendo assim o volume de exportações de móveis brasileiros para União Europeia.”
No entanto, ela representa também uma oportunidade para as empresas brasileiras se destacarem no cenário global como grandes produtoras e exportadoras de produtos sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente e com as pessoas.
“E isso vai de encontro com a demanda crescente dos consumidores”, esclarece Sabrina.
Veja também como as indústrias devem combater a poluição.