Detalhes personalizados, cores diferenciadas, móveis protegidos e com aspecto de novos, tudo isso agora é possível sem precisar de grandes investimentos. É o que o adesivamento de móveis tem garantido.

Além de ser uma alternativa prática e de baixo custo, essa técnica pode ser feita em qualquer tipo de mobília, desde que tenham a superfície lisa. 

Em alta no mercado nos últimos anos, o adesivamento de móveis possibilita a transformação de mobílias de forma rápida, sem a necessidade de pintura ou de uma reforma mais elaborada.

Além disso, essa prática garante uma fácil aplicação, oferece variedade de designs, proteção, durabilidade e a possibilidade de removibilidade sem causar danos aos móveis. 

“Os adesivos ajudam na personalização e na melhoria do ambiente de diversas formas, renovando objetos, dando uma cara nova com cores e texturas diferenciadas e, muitas vezes, protegendo as superfícies contra pequenos arranhões”, explica Cleber Orsioli, gerente de marketing da Imprimax, empresa especializada na produção de películas autoadesivas. 

Ainda segundo ele, há diversos benefícios na aplicação do adesivamento em móveis, como por exemplo suas características antimofo e antibacterianas que protegem as mobílias contra a umidade.

“Esses adesivos também são auto extinguíveis contra o fogo, ou seja, eles não alastram o fogo. Além disso, eles são laváveis, podendo ser limpos com produtos de limpeza de uso doméstico”, garante Cleber, enfatizando que a limpeza não causa danos aos adesivos.

Possibilidades de aplicações

Atualmente, são diversas as possibilidades de aplicações de adesivamento, tais como: aplicação em móveis de madeira, pias, azulejos, tetos, pisos, paredes, portas e geladeiras.

O céu é o limite quando o assunto é a variedade de aplicação dessa técnica.

“A utilização no mercado já se espalha para diversos segmentos. Arquitetos, designers de interiores, engenheiros, construtores e profissionais da comunicação visual veem a solução do autoadesivo como uma opção incrível para mudar ambientes, sem a necessidade de quebrar, sujar, entre outros problemas”, destaca o gerente de marketing.

Além disso, também há uma grande variedade de opções de adesivos que vão desde lisos, a estampados, coloridos, metalizados, temáticos e até mesmo os que imitam a madeira. Sendo uma ótima opção para quem quer inovar sem gastar muito, afinal, mudanças no visual dos móveis são capazes de criar toda uma nova atmosfera nos ambientes.

Aplicação de adesivos em móveis

E, para quem pensa que todos esses benefícios e praticidades já são o suficiente, aqui vai a cereja do bolo: os adesivos para móveis também são fáceis de aplicar e não é preciso ser um profissional para fazer isso.

“Eles são aplicados com uma espátula plástica, tirando o papel protetor aos poucos, jogando o ar para fora, para as laterais, sempre do centro para as extremidades”, explica Cleber.

“Hoje, na internet, há diversos conteúdos de passo a passo que ensinam as técnicas mais simples e, caso a pessoa queira se aprimorar, é possível fazer cursos certificados para aprender a fazer a aplicação”, continua o gerente.

Outro detalhe importante é sempre verificar as instruções do fabricante antes de aplicar os adesivos para garantir que você esteja seguindo corretamente o processo de aplicação sem interferir na durabilidade e na qualidade do produto.

Resistência e duração dos adesivos

Já quando o assunto é resistência e duração, de acordo com Cleber, é sempre recomendado que sejam tomados cuidados especiais durante todo o período em que o adesivo esteja aplicado no móvel para garantir sua durabilidade.

“É preciso se atentar à limpeza e ao manuseio diário”, recomenda o gerente. “No entanto, com o cuidado correto, há clientes que relatam casos de mais de oito anos de material aplicado em perfeitas condições”.

“Como qualquer revestimento, faz-se necessário cuidados para obter uma durabilidade interessante”, finaliza o especialista.