As ferragens para móveis têm papel fundamental na funcionalidade dos projetos. Além disso, proporcionam estabilidade e melhor estética.

No entanto, além das verdades que envolvem o respectivo assunto, muitos outros mitos foram criados e são capazes de confundir muita gente.

Por esse motivo, a ForMóbile Digital consultou especialistas para trazer informações valiosas e os principais mitos e verdades sobre as ferragens para móveis.

Confira a seguir!

Mito 1: Todas as ferragens são iguais

Não, não são. As ferragens são produzidas de maneiras diferentes, logo, não podem ser todas iguais.

A propósito, o mercado oferece diversas marcas e cada uma tem o seu próprio padrão de qualidade e design. É essencial escolher os melhores fabricantes, cujo suporte e garantia sejam genuínos.

A própria Häfele tem um portfólio amplo de produtos, com ferragens que proporcionam amortecimento na abertura e fechamento, ergonomia e acessibilidade e que vão muito além da funcionalidade”, ressalta Simone Cotoski, Gerente de Marketing da empresa.

A especialista afirma que optar por ferragens de qualidade inferior pode resultar em problemas como corrosão precoce, mau funcionamento e até mesmo danos aos móveis.

Mito 2: As ferragens são unicamente funcionais

As ferragens podem ser utilitárias, mas também servir apenas para decoração. O mercado tem diversas opções que são apenas decorativas. E, embora as ferragens estejam, muitas vezes, escondidas, podem complementar o estilo e o design dos móveis, adicionando um toque de elegância e sofisticação ao ambiente.

Mito 3: É melhor economizar com as ferragens para baratear o projeto

As ferragens mais baratas podem ser um perigo para o projeto, embora sejam atraentes para quem quer economizar. Segundo Simone, a longo prazo essas peças podem apresentar falhas, exigindo substituições frequentes e inesperadas.

No final, o custo será ainda maior. “As ferragens tendem a proporcionar conforto, design clean, leveza e acessibilidade ao interior do móvel, logo, o investimento deve valer a pena”, explica Simone.

E complementa: “Ao abrir e fechar uma gaveta com amortecimento, por exemplo, o cliente final tem que ter a visibilidade de que o valor agregado compensa o diferencial de preço”.

Mito 4: As ferragens devem ser sempre substituídas ao reformar um móvel

Não, nem sempre é necessário substituir as ferragens quando se reforma um mobiliário. Principalmente quando o fabricante é confiável, em muitos casos, pode-se substituir apenas as peças com maior desgaste ou as que estiverem danificadas.

Como o objetivo de uma reforma é melhorar a funcionalidade e a estética do móvel, a ideia é trocar apenas o necessário mesmo. “Vale a pena avaliar cuidadosamente as peças que realmente precisam ser substituídas antes de realizar uma compra”.

Mito 5: Somente profissionais podem instalar as ferragens

Algumas peças podem, sim, ser instaladas por uma pessoa comum. No entanto, é preciso seguir as orientações do fabricante e contar com as ferramentas certas. É fundamental ter também um conhecimento básico em marcenaria.

Mito 6: Ferragens podem ser facilmente escolhidas pela Internet, sem necessidade de ver pessoalmente

Comprar pela Internet é válido, mas é preciso conhecer antes. Como o mercado oferece inúmeras opções, muitas delas podem enganar o comprador, principalmente se ele não conhecer pessoalmente as características e funcionalidades dos produtos.

É fundamental visitar lojas e eventos, em que as peças são expostas ao público.

Ao comprar ferragens para móveis, é essencial saber diferenciar os mitos das verdades antes de tomar qualquer decisão. O importante é garantir qualidade, funcionalidade e estética ao mobiliário.

Portanto, a ordem é: qualidade, estabilidade e design (estética).

Ferragens na ForMóbile 2024!

Na ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, os visitantes podem conferir de  perto os produtos dos expositores, incluindo ferragens para móveis e muitos outros acessórios.

Vale a pena conferir a feira, que está em sua 10ª edição e acontecerá de 2 a 5 de julho, em São Paulo, com os principais nomes do setor de móveis.

Mais informações e credenciamento gratuito no site: www.formobile.com.br