Não é novidade que a história do Brasil com a exportação de madeira começou nos primórdios da colonização do país pelos portugueses, quando, ainda no período colonial, tornou-se significativo o envio dessa matéria-prima para a Europa, onde ela era utilizada na construção naval e na produção de móveis.
Mais tarde, no século XIX, a madeira brasileira também passou a ser exportada para outros continentes, como a América do Norte e a África.
Mas foi apenas a partir da segunda metade do século XX que as exportações de madeiras nacionais passaram a ganhar mais relevância e a Amazônia, em particular, tornou-se uma importante região exportadora.
Com o aumento da demanda global por produtos florestais, juntamente com a expansão do setor madeireiro no Brasil, esse material tornou-se a primeira matéria-prima de importância econômica para o país.
Além disso, recentemente o Brasil alcançou o 7º lugar no ranking mundial dos países produtores de madeira.
E, ao que tudo indica, o país continuará avançando nesse setor, visto que, só nos últimos cinco anos, o Brasil saltou de 310 mil para 2,36 milhões de toneladas de madeira bruta exportadas, garantindo um crescimento em receita de 350%.
Mercado de Exportação de Madeiras: o que você encontra neste e-book?
- Relevância do Brasil na produção e exportação de madeiras
- Exportações em 2023
- Madeiras brasileiras mais desejadas no mercado internacional
- Ranking das madeiras mais exportadas
- Legalidade da exportação de madeira no Brasil
- Madeira e sustentabilidade