A inclusão de datas comemorativas no planejamento de marketing de uma empresa é essencial. Isso porque elas representam momentos estratégicos para fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar a relevância da marca.

Além disso, nessas ocasiões o consumidor fica mais predisposto a realizar compras ou buscar novidades sendo uma oportunidade para a empresa oferecer produtos ou serviços que se alinhem com os interesses e as emoções do momento.

“Ao planejar ações para datas específicas, as marcas conseguem ser mais assertivas na comunicação, oferecendo experiências que agregam valor ao dia do cliente. Isso não só gera mais engajamento, mas também contribui para fortalecer o posicionamento da empresa como uma parceira presente em diversos momentos importantes da vida do consumidor”, explica Rafael Brych, diretor de Marketing e Inovação do Grupo Selbetti.

“Outro benefício das datas comemorativas é que elas aumentam o fluxo de vendas no varejo e ajudam a atrair clientes em momentos de alta demanda”, continua Brych. “Sem contar que elas oferecem uma chance única de criar promoções atrativas, lançar campanhas temáticas e fortalecer o vínculo com o consumidor, gerando mais receita e visibilidade para a marca”, enfatiza.

Como fazer um planejamento de marketing usando datas comemorativas?

É fato que, as empresas que desejam se beneficiar das datas comemorativas precisam desenvolver um bom planejamento de marketing para conseguir aproveitá-las da melhor maneira.

Pensando nisso, o diretor de marketing listou algumas dicas de como os empresários do setor moveleiro podem se organizar para utilizar as datas para aumentar suas vendas, confira:

  • Escolha datas estratégicas como Black Friday, Natal e liquidações sazonais, quando há maior interesse em renovar móveis;
  • Faça ofertas diferenciadas que agreguem valor, como descontos progressivos, montagem gratuita ou condições de pagamento facilitadas;
  • Inicie a comunicação antecipadamente, criando expectativa e permitindo que os consumidores planejem suas compras;
  • Utilize canais variados, combinando ações online e offline para alcançar mais clientes;
  • Crie conteúdos inspiradores para mostrar o impacto dos móveis na decoração, engajando o público, utilizando de uma comunicação eficaz de preço, produto e promoção, tanto online quanto off-line. Essas práticas ajudam a maximizar as vendas e fortalecer a marca durante essas ocasiões.

O que oferecer em datas comemorativas? 

Ainda de acordo com Brych, em datas comemorativas é importante oferecer uma combinação de descontos, cupons e incentivos de recompra, todos alinhados com a estratégia da marca.

Dessa forma, é essencial entender que cada opção tem seu papel, por exemplo:

  • Descontos: são eficazes para atrair clientes e aumentar o volume de vendas;
  • Cupons: podem ser usados para fidelizar consumidores, incentivando futuras compras;
  • Recompra: é uma forma de garantir a continuidade do relacionamento com os clientes após a data especial.

“A estratégia ideal envolve uma comunicação omni-mídia, integrando preço, produto e promoção em uma comunicação prática, eficaz, atrativa e eficiente para alcançar o público de forma consistente nas lojas físicas ou digitais”, orienta o diretor de marketing.

“Usar uma abordagem omnicanal permite personalizar as ofertas e maximizar o impacto das campanhas, oferecendo experiências relevantes em todos os canais onde os clientes interagem com a marca.”

Brych também explica que é imprescindível definir qual é o objetivo de cada campanha, qual público a marca espera atingir e qual será a mensagem principal, dessa forma, é mais fácil identificar em qual canal dispará-la.

“É importante lembrar que cada canal tem características específicas e pode ser mais eficiente para certos propósitos. Por exemplo, redes sociais são ideais para trazer visibilidade para as ações que estão acontecendo no momento. Já o WhatsApp é ótimo para fortalecer o relacionamento com os clientes e oferecer rapidez no atendimento”, observa o diretor.

“Explorar landing pages e fazer campanhas de e-mails também são opções eficientes e que podem trazer mais personalização para as ações escolhidas”, continua, acrescentando que as lojas físicas também devem estar prontas com uma comunicação de preço, produto e promoção alinhados com a campanha.

O que fazer em cada data comemorativa?

Segundo Brych, cada data comemorativa pode ser aproveitada de uma maneira diferente pelo setor moveleiro. “As datas que costumam trazer melhores resultados são as que carregam um senso de urgência e criam expectativa no consumidor, como a Black Friday e o Natal, elas geram um volume de compras significativo”, destaca.

“Nessas datas, há um forte incentivo em tradições de presentear ou até mesmo de renovar a casa com o apoio de décimos terceiros ou férias do trabalho”, continua, acrescentando que, por esse motivo, é importante ter uma estratégia bem definida para essas épocas do ano.

E, para as marcas que desejam criar melhores estratégias para as datas comemorativas mas não sabem por onde começar, Brych listou dicas infalíveis do que fazer em cada ocasião especial, confira:

Carnaval

Aproveite para promover campanhas temáticas e impulsionar as vendas de móveis que proporcionam conforto e lazer. Também é importante aproveitar as ideias que o momento permite e ser criativo na comunicação on-line e off-line.

Usar uma plataforma de gestão de ofertas contribui bastante para ter uma resposta mais rápida para campanhas promocionais, além de fazer uma comunicação mais atrativa na loja.

Outra dica é investir em mídias pagas e redes sociais, reforçando a mensagem e a comunicação que estão sendo trabalhadas nas lojas.

Dia das mães, dos pais, dos namorados e das crianças

O mais importante nessas datas é trazer uma comunicação que seja emocional e que faça o seu público sentir uma conexão verdadeira com o seu produto. Traga ideias que ajudem a transformar o dia a dia do cliente, que torne a relação mais saudável e que também seja divertida e aconchegante.

Nessas ocasiões, investir em comunicação com foco nas redes sociais, lojas físicas e e-commerce garante que a campanha alcance o público ideal e desejado, criando uma sinergia na mesma comunicação online e offline.

Além disso, todos adoram receber algum mimo, por isso, se puder, atraia o seu consumidor com alguma estratégia de brindes.

Black Friday

Nessa data é extremamente importante ter uma loja física ou digital preparada, pois a experiência de compra será um marco competitivo significativo na concorrência com outras lojas.

Na Black Friday, o melhor a se fazer é investir em um bom atendimento, gerar uma experiência diferente para os clientes e tentar fidelizar novos consumidores. Essa é a época ideal para investir em descontos agressivos, fretes grátis e programas de pontos.

Natal

Nessa ocasião é importante investir em uma experiência marcante. Aposte em decorações personalizadas para a loja, trabalhe produtos que sejam lançamentos, busque parcerias com a indústria para promover campanhas diferenciadas ao público ou até mesmo sorteio e concursos com brindes que sejam relevantes ao comprador.

Outra dica para o Natal é tornar o clima mais divertido e aconchegante para o fim de ano. Aproveite a comunicação na loja para gerar um ambiente natalino. Por fim, invista em ‘cupons presentes’, ‘compre um e leve dois’ e, até mesmo, brindes e sorteios para quem gastar um determinado valor.

Para finalizar, Brych comenta que, em média, as vendas podem aumentar entre 30% e 50% em datas comemorativas, dependendo do segmento e da estratégia adotada.

“No caso de datas como a Black Friday ou o Natal, esse crescimento pode ser ainda mais expressivo, chegando a 70% ou até 100% para alguns setores”, enfatiza.

De acordo com um relatório da Ebit/Nielsen, a Black Friday no Brasil em 2023 fez com que empresas registrassem um aumento de mais de 10% nas vendas online em relação ao ano anterior.

“Esses picos de consumo são impulsionados por promoções específicas e pela predisposição dos consumidores a gastarem mais em períodos festivos. É por isso que as marcas precisam cada vez mais aproveitar essas datas para se destacarem no mercado”, conclui.

Anotou as dicas para incluir as datas comemorativas no planejamento de marketing e vendas? Aproveite também para conhecer mais elementos estratégicos de marketing.