Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Há muitos dados que precisam ser constantemente monitorados e armazenados, especialmente aqueles relacionados aos clientes, como nome, contato, endereço, entre outras informações relevantes que não podem sair do radar dos empresários.

Afinal, é em cima dessas informações que boas campanhas de marketing e vendas são construídas.

E, mesmo que no começo esse controle possa ser feito através de planilhas, com o passar do tempo é preciso buscar por softwares e sistemas mais modernos que façam esse monitoramento de forma mais automatizada.

Especialmente porque, conforme a empresa cresce, informações importantes espalhadas em lugares diferentes podem acabar sendo perdidas.

Além disso, é preciso saber utilizar todos os dados coletados sobre os clientes para desenvolver boas estratégias de vendas.

CRM: Customer Relationship Management

Para solucionar esse problema, foi desenvolvido o sistema CRM, um programa de gestão de relacionamento com os clientes que garante o registro e a organização de todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Dessa forma, é possível armazenar com mais facilidade informações como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações com os clientes, facilitando a comunicação, otimizando o tempo de atendimento e aprimorando a experiência do consumidor. 

E as vantagens desse sistema não param por aí. Para Juliano Oliveira, Fundador e CEO da Easy 360, as estratégias de CRM vão muito além da aplicação de uma solução tecnológica para a organização de dados.

“A implementação do CRM como estratégia central do negócio tendo o ‘foco no cliente’ e o ‘foco do cliente’ também auxiliam as empresas a ajustarem suas estratégias de fora para dentro, integrando os consumidores nas principais ações estruturantes da organização”, explica o CEO.

Ainda segundo ele, aderir essas estratégias faz com que as empresas passem a se nortear a partir da ótica dos clientes, construindo e ajustando seus processos à extrapolar as dimensões do ótimo relacionamento, praticando diariamente o exercício de empatia.

“Não existe nada mais profundo e intenso em um relacionamento que se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo e sentindo suas emoções”, reforça Juliano. 

O especialista também explica que há vários tipos de CRM e a escolha do melhor formato para uma empresa depende da maturidade de entendimento de cada organização.

“Sua aplicação pode ser feita a partir de diferentes níveis desde o CRM Operacional/Omnichannel, até o CRM Colaborativo, o CRM Análitico, o CRM Social ou o CRM Estratégico.”

CRM na indústria moveleira

Já quando o assunto é a implementação dessas estratégias no setor moveleiro, Juliano começa pontuando que idealmente a aplicação de CRM deve permear toda a empresa, mas que ela pode ser implementada de acordo com as soluções que estejam aderentes ao seu grau de maturidade (desde uma pequena marcenaria até a grande indústria moveleira).

“O CRM oferece uma gama de recursos que podem auxiliar os diversos profissionais que compõem uma organização, tais como: vendas, marketing, pós-vendas e/ou customer success [sucesso do cliente]”, observa.

“O verdadeiro fator determinante de sucesso ou fracasso da aplicação dessas estratégias, não está associado ao porte ou ao grau de maturidade da empresa, e sim a aderência e a incorporação de suas práticas à cultura da organização.”

Agora que você já entendeu o funcionamento de uma estratégia de CRM, chegou a hora de conhecer exemplos de softwares que oferecem esse serviço:

  1. Zoho CRM;
  2. HubSpot CRM;
  3. Salesforce;
  4. Pipedrive;
  5. Insightly;
  6. Microsoft Dynamics 365;
  7. Adobe Experience Cloud Customer Journey Analytics; 
  8. Oracle Sales Cloud.

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