Hoje em dia, a terceirização da marcenaria tem sido vista como uma ótima estratégia para profissionais e empresas que buscam otimizar os serviços. Também, para quem quer mais agilidade e economia.

Como a marcenaria exige conhecimento técnico e especializado, além de uma infraestrutura específica, arquitetos, designer e construtoras têm procurado por essa terceirização, uma vez que podem, então, se concentrar nos projetos e dedicar atenção aos clientes.

Marcenaria 4.0 e as vantagens da terceirização

Segundo Adrieni Alves, CEO da Adesign, a terceirização coloca o profissional contratante em contato com a marcenaria 4.0. Este foi o tema de sua palestra no estande da Cortecloud durante a ForMóbile 2024.

Dentro disso, ela destaca as seguintes vantagens:

1. Eficiência e produtividade

A automação dos processos contribui para a redução de erros. Logo, quem terceiriza o serviço de marcenaria tem mais confiança para fechar o respectivo negócio pela eficiência do 4.0.

2. Personalização em massa

A marcenaria 4.0 oferece a possibilidade da personalização dos projetos. Ela é mais flexível em relação ao trabalho convencional e com produção fixa.

3. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um outro ponto-chave aqui e caminha de mãos dadas com a personalização. Isso porque, quanto mais efetiva for a produção, menos resíduos ela tende a gerar, contribuindo com o meio ambiente.

4. Melhor qualidade do produto

“A marcenaria 4.0 se destaca pelo uso eficiente de materiais, além de energias renováveis”, destaca Adrieni.

5. Conectividade e integração

É possível ainda obter dados em tempo real e aproveitar a possibilidade de integração dos sistemas.

6. Redução de custos

A marcenaria 4.0 oferece economia de escala.

7. Experiência do cliente

Com a terceirização da marcenaria por meio de empresas adeptas da automação, o tempo de entrega é reduzido. Com isso, a experiência do cliente melhora e a fidelização aumenta.

Parcerias valiosas

Conforme explica Adrieni, a escolha de um fornecedor confiável é essencial. É preciso firmar parcerias eficazes. Ou seja, optar por empresas que tenham certificações de qualidade e referência no mercado.

É fundamental avaliar o portfólio técnico de cada parceiro e a reputação da marcenaria.

É muito importante que o fornecedor tenha capacidade o suficiente para atender às demandas e não atrasar o projeto do cliente final. “É ótimo firmar diferentes parcerias e com várias especializações – ampliar este sistema. Na Adesign firmamos parcerias até com empresas de medição”, explica a especialista.

Planejamento para terceirizar

Além das parcerias, na terceirização da marcenaria é primordial planejar todos os detalhes do projeto a ser desenvolvido e as expectativas sobre ele.

Por exemplo, qual material será utilizado?  Que tipo de acabamento é necessário? Quais são as especificações de montagem? Uma dica é elaborar um briefing com todos os pontos a serem trabalhados, de modo a reduzir possíveis erros e dar fluidez ao trabalho.

Custos

Outra vantagem da terceirização da marcenaria está na redução de custos. É preciso ter sempre uma visão estratégica sobre o que deverá ser investido para evitar surpresas.

Como muitas marcenarias compram matéria-prima em quantidade, podem oferecer um preço mais acessível. É preciso pesquisar e negociar valores com base no volume do projeto e nas especificações.

Além disso, é muito importante acompanhar a produção. O responsável pelo projeto deve ter liberdade para fazer visitas periódicas à marcenaria para se certificar de que tudo está saindo conforme o que foi projetado.

Com relação ao pós-venda, é bom sempre se certificar de que a empresa contratada oferece garantia das peças entregues e apoio para qualquer eventualidade após a entrega.

Neste caso, vale ficar atento ao contrato, que deve compreender uma assistência completa de pós-venda.

Outras vantagens da terceirização da marcenaria

Além dos pontos citados anteriormente, vale destacar que a terceirização da marcenaria traz vantagens como serviços especializados, pois marcenarias idôneas têm equipes qualificadas, economia de tempo, uma vez que a produção é delegada, e diversas opções, já que as marcenarias oferecem uma gama de materiais e acabamentos.

Adrieni ainda completa que é essencial “ter centrais de serviços o mais próximo possível. Isso impacta no custo, na eficiência e viabiliza o sistema 4.0”.

Assista ao vídeo completo da apresentação de Adrieni no canal da Cortecloud.

O que achou deste contéudo? A marcenaria é um dos temas principais aqui na ForMóbile Digital. Se este é o seu foco, aproveite para conferir mais informações a respeito!