A ForMóbile 2026, principal feira da indústria moveleira da América Latina, está de portas abertas até o dia 3 de julho, no São Paulo Expo.
Entre as 550 marcas expositoras, o segmento de acabamentos e superfícies decorativas está bem representado. Confira os lançamentos e conceitos desenvolvidos para o mercado de móveis, arquitetura e design de interiores.
Formica® apresenta duas novas coleções
A Formica® ocupa 150 m² na feira para apresentar duas novidades: a coleção Linee d’Itália e a linha Velvet. O estande foi projetado para demonstrar a versatilidade dos laminados decorativos de alta pressão por meio de curvas, cantos arredondados e volumes orgânicos.
Linee d’Itália: listras inspiradas na arquitetura italiana
A coleção propõe uma leitura contemporânea da estética italiana por meio de listras que remetem ao movimento e à arquitetura de destinos como Roma, Siena, Bolonha, Sorrento, Nápoles e Portofino. São 12 padrões disponíveis para aplicação em móveis, paredes e tetos (Formiwall), com dois acabamentos: Texturizado (TX) ou Top Matte (TM).
Velvet: tecnologia EBC em acabamento super fosco
A linha Velvet combina toque aveludado e acabamento super fosco com alta performance. Desenvolvida com tecnologia Electron Beam Curing (EBC), que utiliza feixes de elétrons para promover a cura da superfície, oferece proteção contra riscos superficiais, abrasão e desgaste do uso diário.
O acabamento decorativo conta com tecnologia anti-fingerprint e permite suavizar microriscos com esponja de melamina, contribuindo para a preservação da aparência ao longo do tempo. A linha está disponível em 7 padrões: White, Areia, Grey, Graphite, Ônix, Botanical e Safira.
Coleção Matizes e outras soluções
A Formica® também apresenta a Coleção Matizes, lançada em 2025 e exposta pela primeira vez na ForMóbile, com padrões inspirados em pedras e madeiras naturais. Os visitantes poderão conhecer aplicações com laminados HPL, painéis termofundidos Formplac® TFL e os termomoldáveis Postforming, além da linha completa de adesivos.
Munksjö propõe experiência interativa com cores
A Munksjö participa da ForMóbile 2026 apresentando o conceito “Alegria Cromática” (Chromatic Joy). A proposta vai além da exposição de produtos e convida visitantes a explorar o potencial das cores na criação de ambientes.
No estande (E050), os visitantes poderão criar combinações de cores utilizando elementos de microarquitetura desenvolvidos para a iniciativa. A proposta incentiva a experimentação e demonstra como diferentes combinações cromáticas transformam a percepção de um ambiente.
The Essentials: papel decorativo para o mercado latino-americano
A coleção desenvolvida especialmente para a América Latina reúne 63 opções de cores sólidas para papel decorativo. As cores foram selecionadas para atender às demandas dos processos HPL, CPL e LPL.
A coleção se divide em duas paletas: Neutrals, com tons atemporais como brancos, beges e cinzas, e Intense, com cores expressivas, incluindo verdes, azuis, vermelhos e laranjas. A proposta facilita a escolha de cores e oferece uma visão prática das tonalidades para o mercado de decoração.
DENSITY: coleção de tendências 2026
Os visitantes da ForMóbile também podem conhecer a DENSITY, coleção de tendências em cores sólidas para papel decorativo. Com 14 tons divididos entre as famílias HIGH e LOW, a coleção explora contrastes.
HIGH DENSITY apresenta tons profundos conectados à natureza, pensados para criar interiores acolhedores. LOW DENSITY traz uma paleta leve e luminosa, inspirada por tecnologia, transparência e novos materiais, refletindo a busca por bem-estar nos espaços.
Palestra sobre tendências em design
Como parte da programação, a Munksjö promoveu a palestra “Moldando o Design por Meio da Matéria, da Cor e da Alma”, conduzida por Ana Maria Plata, head de Cores & Design da empresa. A apresentação aconteceu no dia 1º de julho, no Palco Formóbile, abordando tendências observadas em eventos internacionais de design, além de movimentos relacionados a comportamento, materiais e preferências dos consumidores.
Impress Decor apresenta conceito MOVE
A Impress participa da ForMóbile 2026 com o conceito MOVE, sense the spark, uma proposta que parte da ideia de movimento como força interna que precede qualquer criação. Adaptado da campanha corporativa para o contexto brasileiro, o conceito foi escolhido por sua capacidade de conexão com a cultura nacional.
No estande (F038), os produtos ganham protagonismo em painéis estruturados com metal, montados sobre trilhos que permitem que girem durante a feira, trazendo o sentido de movimento para a exposição.
O ambiente ainda conta com uma área de convívio, concebida como núcleo do estande, com bar lounge que combina freijó, madeira brasileira, com elementos em terracota, texturas de pedra, superfícies cimentícias e plantas tropicais.
Lançamentos em acabamento decorativo
A seleção de padrões reflete as principais direções do design de superfícies: reinterpretação linheira de espécies tradicionais, valorização das madeiras brasileiras em leituras contemporâneas e presença de pedras e texturas.
O grupo de madeirados reúne desenhos que vão da estética limpa dos padrões linheiros às catedrais orgânicas que valorizam a identidade natural de cada espécie. Completam a seleção padrões que traduzem a força estética das pedras para o laminado melamínico e padrões inspirados na elegância dos tecidos listrados.
A Impress Decor atua há mais de 25 anos no Brasil, desenvolvendo e produzindo superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos.
ForMóbile 2026: ainda dá tempo de visitar!
A ForMóbile é a principal feira do setor moveleiro da América Latina, reunindo soluções para a indústria de móveis e marcenaria. O evento conecta fabricantes, distribuidores, arquitetos, designers, marceneiros e profissionais do setor, apresentando inovações em máquinas, ferramentas, ferragens, matérias-primas, acessórios e tecnologias para produção de móveis.
Garanta sua inscrição gratuitamente e confira estes e outros muitos lançamentos.
ForMóbile 2026 – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira
30 de junho a 3 de julho – Terça à sexta-feira
Das 10h às 19h
Credenciamento gratuito
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes – KM 1,5
Site oficial: www.formobile.com.br