Na sua opinião, tendência é um produto, uma cor ou uma forma? Infelizmente você errou se respondeu qualquer uma dessas alternativas. Tendência é comportamento! Foi o que explicou Glaucia Binda, Business Designer, Marketing & Products Expert and Researcher durante uma live no ForMóbile Xperiencie 2020.

“Cada país ou cultura apresenta comportamentos de forma particular. O Brasil é muito grande, só aqui encontramos muitos comportamentos diferentes para interpretar uma mesma coisa”, sinalizou ao lembrar que buscamos sinais quando investigamos uma tendência. Ao entender o comportamento e, principalmente o que mudou essa nova maneira de fazer e ser, parte-se para a fase de compreensão do caminho que levou a isso.

Por isso que não é recomendado copiar uma tendência sem avaliar se a novidade global cabe no local. “Quando a gente viaja para fora, tem de ver como é a aplicação da tendência para perceber se funciona dentro da nossa realidade. Podemos usar a metodologia e a inspiração da nossa maneira, pois nós brasileiros temos realidade e comportamento são distintos.”

Validação de tendência

Duas etapas muito importantes para a validação de tendência são: olhar para as necessidades do consumidor final e encontrar o mesmo comportamento em, pelo menos, três mercados diferentes do nosso. “Busque na moda, em sustentabilidade, culturas de outros países, na geoeconomia, na música”, recomenda Glaucia. Perceba ainda se o cenário se repete em momentos e locais diferentes.

Depois disso, consolidada a macrotendência, é hora de identificar como será a aplicação nos produtos por meio de cores e texturas, por exemplo. Pergunte-se “como fazer isso entrar na vida de forma estética?”.

Tecnologia e tendência

Resumida e didaticamente, podemos dizer grandes acontecimentos antecipam tecnologias, que por sua vez aceleram mudanças nas vidas das pessoas e interferem no que elas precisam. O resultado é a transformação de um comportamento, que vai nos levar a pensar sobre a necessidade de um novo tipo de produto.

A pandemia, nesse sentido, pode provocar uma busca por produtos que dispensem o toque, o que aumenta a demanda por automação em móveis e materiais com alguma inovação que facilite a limpeza e higienização. Mas isso não representa que vamos deixar texturas e cores de lado, ao contrário. “Elas são necessárias para o nosso conforto e bem-estar dentro de casa”, conclui.

Aprofunde seu conhecimento sobre o tema assistindo a palestra na íntegra neste link da ForMóbile Xperience 2020.