Tecnologia já inserida em outros mercados como o têxtil, a impressão digital começa a ganhar espaço no setor moveleiro. Com essa solução, a indústria consegue executar as rápidas mudanças de mercado.

Durante a ForMóbile Trends, atração realizada na ForMóbile deste ano, Ricardo Lie, diretor de novos negócios da Ampla Digital, apresentou a palestra “Impressão Digital: Novas oportunidade de desenvolvimento de produtos e negócios na indústria de móveis”, as principais vantagens que a solução pode oferecer para este mercado.

“Com a impressão digital, é possível criar padrões de revestimentos diversos, de forma a otimizar o fluxo de produção e inventário”, comenta. Isso porque a impressão digital possui total sinergia com a Indústria 4.0, nova realidade que vem modernizando as linhas de produção.

Vantagens da impressão digital para o setor moveleiro

O empresário listou os principais atributos da impressão digital que favorecem o setor moveleiro.

– Não há limites de produção: cada ideia imaginável pode ser realizada;

– Possibilidade de oferecer novos projetos e estabelecer novos padrões;

– Reação rápida às tendências e mudanças de mercado;

– Possibilidade de customização, com pequenas tiragens sem custos adicionais;

– Alto valor agregado;

– Maior produtividade.

Além disso, o potencial de aplicação permite que o gestor crie novos modelos de negócio, aumentando ainda mais o valor agregado da impressão digital. “É cada vez maior a procura por formas de consumo personificadas”, comenta.

No entanto, Lie orienta que a empresa precisa investir em aprendizado para lidar com essa nova tecnologia e extrair todo o seu potencial produtivo. “Além disso, antes de imprimir digital, é preciso pensar digital, para não subutilizar a ferramenta”, finaliza.