Apresentar soluções aos problemas dos clientes, já durante as conversas sobre como será o mobiliário pode ser um dos diferenciais mais impactantes para a sua contratação. Mas como fazer se parte das dificuldades aparecem durante a fabricação e instalação dos móveis? Tendo as ferramentas corretas para fazer – bem – o seu trabalho.
Medir corretamente os ambientes é o primeiro passo do trabalho, e isso pode ser feito com trenas com infravermelho. A Bosch, por exemplo, possui três modelos desse produto, desde tamanhos menores com funções mais simples, até peças maiores que enviam informações via Bluetooth para seu smartphone. Você tira foto do ambiente, aciona seu sistema de comunicação sem fio, mede o ambiente e envia essas informações para o seu celular. E na foto é possível inserir as medidas obtidas com a trena.
A empresa alemã traz ainda uma ferramenta que soluciona problemas na hora de instalar móveis; um dos desafios é “dar de cara” com vigas de concreto; tubulação de gás, água ou elétrica ao furar a parede. Um scan que mapeia por trás da superfície identifica e avisa sobre a eventual presença de obstáculos que possam dificultar o seu trabalho. Com ela em mãos durante a conversa com o cliente, é possível adaptar projetos e saber exatamente onde se pode furar ou não.
Quanto ao acabamento dos produtos, a Homag está apresentando durante a ForMóbile 2018 diversas soluções para bordas e furos. As máquinas são de vários tamanhos, flexíveis e que atendem a diversas demandas, há soluções de furação CNC que medem cinco metros quadrados. Para bordas, existem coladeiras unilaterais e bilaterais.