De 2 a 5 de julho, São Paulo sediará a 10ª edição da ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira – o maior evento do setor na América Latina. 

Além da exposição, com os principais fornecedores das cadeias moveleira e madeireira, a ForMóbile oferece atrações com temas especiais.

Uma delas é o Palco ForMóbile, onde os visitantes podem assistir palestras e apresentações sobre as principais tendências do respectivo setor.

Há quase 20 anos na área de projetos de arquitetura e interiores, a Doma Arquitetura, criada por Patricia Pomerantzeff, realizou mais de 200 obras em São Paulo e região e mais de 500 projetos em todo país.

O canal Doma Arquitetura, criado em 2017 por Patrícia, é reconhecido como o maior canal de Arquitetura do Brasil. Hoje tem mais de 1 milhão de inscritos no YouTube e 1.2M no Instagram, que somam mais de 20 milhões de impressões por mês.

Arquiteta, artista plástica e Youtuber, a sócio proprietária falou no palco ForMóbile sobre as inspirações dos seus projetos!

Canal do Youtube

O canal Doma Arquitetura começou com o sonho de Patrícia demonstrar o seu trabalho, e embora temas como tendências e Do it Yourself estivessem em voga, a Youtuber decidiu seguir por outro caminho, levando aos espectadores o seu dia a dia. 

“Falar sobre o que a gente realmente faz, de forma genuína, acaba conectando mais com quem está do outro lado. É mais fácil falar sobre aquilo que a gente domina. E eu decidi falar sobre obras.”

A inocência sonha e a maturidade coloca em prática

Com o sucesso do canal, Patrícia já não estava dando conta da demanda dos clientes, que vinham de todos os cantos do Brasil. “No primeiro ano eram 150 pedidos de orçamento por semana. Eu não tinha como atender todos aqueles que estavam me procurando.”

Para Patrícia, o planejamento é importante e necessário, mas só sonhar não significa que os profissionais vão conseguir usufruir, é preciso colocar em prática.

“As experiências criam um repertório e bagagem, mas o repertório não nasce da noite para o dia.”

O momento de inspiração

A inspiração para Patrícia veio durante uma viagem, no Museu de Design em Paris, na sala dedicada aos anos 70. Entre as cadeiras de vinílico de Philippe Starck estava uma fita VHS, com um projeto de entrega à distância.

A partir dessa ideia, Patrícia mudou o seu Plano de Negócios e a forma de trabalhar para atender seus clientes à distância. “Às vezes a inspiração está muito mais perto da gente, ou em um lugar completamente diferente, fora do óbvio.”

Inspirações, repertórios e tendências geram conexão

Para a arquiteta, cada um vai ter um olhar e uma curadoria daquilo que é uma tendência, mas é o cliente quem as dita.

Cada cliente vem com uma história, suas referências, e principalmente, uma necessidade. “As buscas no Pinterest mostram as mesmas inspiração para todos nós. Juntando as inspirações com a história dos nossos clientes, é aí que está o pulo do gato.”

Para a palestrante, é importante pensar em quem vai usar aquele espaço. “A listinha de sonhos, desejos e necessidades vai ser única para cada cliente.” Com isso, vai-se criando cada vez mais repertório, que abre porta para novas conexões.

Exemplificando com um Y, por menor que seja cada detalhe criativo, a distância das linhas é pequena no começo, mas lá na frente, apontam dois caminhos diferentes.

Experiência

Patrícia também considera importante experimentar com novos materiais e junto com quem coloca a mão na massa, os especialistas. 

Citando Lina Bo Bardi: “O arquiteto que projeta um edifício não convive com o pedreiro, o carpinteiro ou o ferreiro. (…) O desenhista técnico tem complexo de inferioridade pela ausência de competência prática.” 

Trabalhar diretamente com os profissionais das obras abre portas para novas experiências com insumos e técnicas criativas. Até marcas de novos materiais, como reciclados, são acessíveis a novas pesquisas. “Eu estou pensando em fazer isso dessa maneira, você tem interesse em testar? Muitas marcas querem.”

Intenção e liberdade criativa

“Mais que transformar ambientes, queremos emocionar as pessoas.” A palestrante diz que a arquitetura é de humanas, não existe certo e errado, ou a receita de bolo. Ouvir e entender as intenções dos clientes, se aperfeiçoar e aprofundar na técnica, traz a liberdade de criação – e de solução.

Segundo Patrícia, os profissionais de arquitetura devem direcionar os seus clientes e mostrar o melhor caminho para eles, sua frase preferida é: “Não ficou como eu pedi, mas ficou a minha cara”.