O Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais no mundo. E, com a ascendência das redes, as pessoas passaram a ditar cada vez mais suas preferências de consumo de acordo com aquilo que encontram nas plataformas digitais.

Nesse cenário, profissionais que desejam ter destaque no mercado precisam emergir neste mundo digital e se tornar uma verdadeira autoridade nas redes sociais. 

Afinal, dentro destas plataformas há inúmeras chances de divulgar seu trabalho, bem como a sua marca e seus produtos. Visto que, o número de usuários de internet no mundo chega aos 4,66 bilhões e só no Brasil são 131.506 milhões de contas ativas, o que gera diversas oportunidades de vendas.

Portanto, quem não quiser ficar para trás no mercado vai precisar aprender a conciliar sua rotina de trabalho com a produção de conteúdos para redes sociais. 

Vídeos: o que publicar nas redes sociais?

Além disso, outro detalhe importante é que não é qualquer conteúdo que se destaca nas redes sociais. De acordo com um levantamento realizado pela Buzzmonitor entre 2020 e 2023, os vídeos foram os conteúdos que mais cresceram na internet, seguidos das imagens. E não foi só a quantidade de conteúdo produzida nesse formato que cresceu.

Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2022 também revelaram que o tempo diário que as pessoas passam consumindo esse tipo de conteúdo também cresceu: os brasileiros passam, em média, 2 horas e 46 minutos assistindo a vídeos online por dia.

Perceber que o potencial de ganhar destaque no mercado através da viralização nas redes sociais não é difícil. O que trava a maioria dos profissionais na verdade é a dificuldade de não saber como produzir esses conteúdos.

E, segundo Leonardo de Paula, fotógrafo de arquitetura da agência de publicidade AMA, a verdadeira chave para os profissionais se destacarem nas redes sociais é fornecer conteúdo valioso, informativo e inspirador que encante seu público-alvo e demonstre sua expertise no campo.

“Os profissionais podem compartilhar uma variedade de conteúdos nas redes sociais para se conectar com seu público-alvo e promover seu trabalho”, comenta Leonardo.

“Para arquitetos e designers que estão começando a se inserir nas redes uma boa ideia é investir na publicação de fotos e vídeos de projetos concluídos. Neste aspecto, minha dica é contratar um fotógrafo/film maker especializado no segmento que saiba capturar a essência e a excelência do seu trabalho, o que vai atrair mais clientes e admiradores”, aconselha o especialista na fotografia de projetos de arquitetura.

“Boas imagens, sejam elas fotos ou vídeos, são fundamentais na promoção, valorização e compreensão do projeto.”

Com boas imagens feitas, Leonardo indica a criação de posts de “antes e depois”, afinal, eles têm um grande potencial de viralizar nas redes sociais.

“Compartilhar vídeos de projetos no formato ‘antes e depois’ são impactantes e demonstram o valor do trabalho realizado”, pontua o especialista. Outra dica é publicar vídeos com depoimentos e avaliações positivas de clientes satisfeitos para mostrar a credibilidade e a qualidade do trabalho.

“Isso pode ajudar a construir confiança com potenciais clientes.”

Ainda segundo ele, participar de eventos e feiras e compartilhar vídeos em tempo real nas redes também é uma maneira de se conectar com o público e ganhar relevância.

“Compartilhe atualizações de eventos do setor, feiras de design e arquitetura, palestras ou workshops em que você participe. Isso pode mostrar seu envolvimento na comunidade e ajudar a promover sua marca”, destaca Leonardo.

Dicas para vídeos de projetos

O fotógrafo também pontua que o planejamento dos vídeos é a chave do sucesso. E, pensando nisso, ele compartilhou algumas dicas infalíveis de como editar vídeos com potencial de viralização. Confira!

Planeje antes de começar: antes de começar a editar, tenha um plano claro do que você deseja alcançar com o vídeo. Isso inclui decidir sobre a estrutura, ritmo, estilo visual, transições e outros elementos importantes.

Corte com precisão: use as ferramentas de corte para remover partes indesejadas ou tremidas dos seus clipes e manter o vídeo conciso e envolvente. Preste atenção aos pontos de entrada e saída de cada corte para garantir uma transição suave entre os clipes.

Aplique transições com moderação: embora as transições possam adicionar interesse visual ao seu vídeo, use-as com moderação para evitar distrações. Escolha transições que se encaixem no estilo do seu projeto e não sejam muito chamativas.

Ajuste o ritmo e o timing: use técnicas de edição, como corte, velocidade, efeitos de câmera lenta ou rápida e música para controlar o ritmo e o timing do seu vídeo. Isso pode ajudar a manter o interesse do espectador e criar uma narrativa envolvente.

Equilibre o áudio: certifique-se de que o áudio do seu vídeo esteja equilibrado e claro. Ajuste os níveis de volume, remova ruídos indesejados e adicione música de fundo.

Adicione títulos e textos: use títulos, legendas e textos sobrepostos para fornecer contexto adicional.

Faça correções de cor e iluminação: ajuste a cor e a iluminação dos seus clipes para garantir uma aparência visual consistente e profissional. Isso pode incluir correção de cor, ajuste de exposição, contraste, saturação e outros ajustes de imagem.

Revise o vídeo: assista várias vezes durante o processo de edição para garantir que ele flua suavemente e transmita a mensagem desejada. Peça feedback de outras pessoas antes de postar o vídeo.

Com essas dicas fica bem mais fácil saber por onde começar sua jornada nas redes sociais. Agora o único desafio será fazer uma boa organização da sua agenda para conciliar sua rotina de trabalho com a produção de conteúdos e, assim, decolar nas redes sociais.

Invista nos vídeos e saiba também como incluir o TikTok na sua estratégia de comunicação!