Os móveis multifuncionais estão sendo cada vez mais usados para criar ambientes sofisticados e funcionais. São muitas as possibilidades que podem ser exploradas em relação ao aproveitamento de espaço e personalização dos espaços.
Ao entrar nessa tendência, uma dúvida muito comum é em relação às diferenças dos móveis multifuncionais e móveis planejados. Neste artigo vamos esclarecer todos os pontos importantes sobre o assunto. Confira logo a seguir!
Entenda a tendência dos móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais englobam uma ampla categoria de produtos que inclui camas de parede, mesas de transformação, assentos compactos ou soluções de armazenamento inovadoras. A ideia é bem simples: móveis que podem ser usados para realizar diferentes funções – simplificando as atividades no dia a dia e otimizando o uso de espaços.
Veja os principais aspectos que ajudam a compreender a tendência dos móveis multifuncionais:
Maximiza o espaço disponível
A maioria dos apartamentos tem problemas de eficiência de espaço. Uma das maiores vantagens dos móveis multifuncionais é que eles maximizam o espaço. Não importa se você tem menos espaço para acomodar vários móveis ao instalar móveis multifuncionais, eles ocupam menos área e são mais leves. Quando se trata de maximizar o seu espaço disponível, este mobiliário é eficiente, acolhedor e espaçoso ao mesmo tempo.
Remove a desordem desnecessária
A desordem não só faz seus ambientes parecerem menores, mas também tira a beleza de sua casa. Você precisa de uma boa quantidade de espaço para ajustar sua desordem e móveis multifuncionais lhe dão o espaço necessário. Eles fornecem espaço de armazenamento suficiente onde você pode colocar em sua desordem e fazer com que a sala pareça espaçosa e mais convidativa.
É rentável
Como o nome sugere, mobiliário multifuncional significa uma móvel que pode atender às necessidades de vários móveis ao mesmo tempo. Ou seja, ele vai economizar seu espaço, bem como dinheiro.
Leia também: Tendências para cozinhas em 2022
Móveis multifuncionais x móveis planejados
Para esclarecer as principais diferenças e semelhanças entre móveis multifuncionais e móveis planejados convidamos Anne Oelke, designer de móveis. Veja os seus insights:
Quais são as diferenças entre os móveis multifuncionais e móveis planejados?
Os móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, possuem mais de uma função. Desta forma é possível otimizar os espaços e utilizar de forma confortável um mesmo ambiente para diferentes momentos.
O próprio sofá cama (móvel tão antigo) é um móvel multifuncional. As estantes que viram cama, as mesas de centro que se transformam em mesas de jantar, a cozinha que fica escondida dentro da sala, todos são exemplos de móveis multifuncionais.
Esta é uma tendência cada vez mais forte para os pequenos ambientes, em que o aproveitamento dos espaços é fundamental.
Os móveis multifuncionais podem ser planejados (específicos para um determinado ambiente) ou móveis soltos – que podem ser comprados em lojas físicas ou virtuais e adaptados a sua qualquer ambiente.
Todo planejado pode ser multifuncional?
Pode se o consumidor assim desejar. Mas isso dependerá muito da criatividade do projetista e da necessidade do usuário. Entretanto, um móvel planejado pode ter apenas uma única função (como é na maioria dos casos).
Todo projetista pode oferecer planejados multifuncionais?
Um projeto de móvel planejado multifuncional depende da capacitação e criatividade do projetista. É necessário conhecer bem a parte estética e também as ferragens e acessórios para móveis. Desta forma, os projetistas conseguirão oferecer as melhores soluções aos seus clientes.
Como explorar os móveis multifuncionais?
O design criativo sempre vem a partir de uma necessidade. Para explorar os móveis multifuncionais é necessário estar sempre antenado no mercado e nas soluções que existem. Frequentar feiras, estudar marcenaria, assistir vídeos sobre o tema e estar atento aos projetos de grandes arquitetos e designers ajuda muito neste exercício da criatividade.
A melhor forma de explorar o uso de móveis multifuncionais é em ambientes em que eles se fazem necessários.
Você já sabia a diferença dos móveis multifuncionais e móveis planejados? Como você enxerga essa tendência? Deixe o seu comentário.
White paper exclusivo! Baixe gratuitamente nosso guia Móveis planejados: desafios e perspectivas.