A marcenaria evoluiu e, hoje, o processo de produção é muito mais completo e envolve a entrega do móvel, a medida executiva, a análise de projetos, plano de corte, lista de compra de materiais, liberação de terceiros, cortes, acabamentos, usinagem, pré-montagem e montagem.

Com tantos passos nesse processo produtivo é fácil se sobrecarregar e se perder antes mesmo de ver os lucros. 

Para isso não acontecer, é preciso saber estruturar sua marcenaria de forma organizada e padronizada, além de saber analisar o que é possível terceirizar para que sua produção flua melhor.

Gestão de marcenaria e a padronização de processos

“Hoje em dia a roda da marcenaria é extensa, ela inclui a captação de clientes, o desenvolvimento de projetos, a realização dos orçamentos, as vendas, o projeto executivo, a compra do material, a fabricação, a logística, a montagem, o pós vendas, os programas de indicação e o cronograma de assistência”, explica Tatá Gonçalves, proprietária da Marcenaria Terceirizada. 

Segundo ela, muitas vezes os marceneiros passam por essas etapas sem nem perceber e passar por elas com consciência ajuda a driblar as dificuldades. “O que você pode delegar e o que você precisa de fato fazer? É preciso terceirizar alguns processos para dar conta de tudo dentro dos prazos”, pontua.

Mas, para conseguir terceirizar, é preciso primeiro estabelecer uma padronização de processos, afinal, só assim é possível manter a mesma qualidade sem precisar fazer tudo sozinho. 

“A padronização dentro de uma marcenaria é muito importante. Ela simplifica e acelera o treinamento de funcionários, reduz defeitos e desperdícios, ajuda a custear com precisão o preço dos serviços, agiliza a solução de problemas e, principalmente, libera os líderes para se concentrarem em outras áreas.”

Ainda de acordo com Tatá, a padronização começa na venda e, uma dica crucial nessa etapa é pensar em formas de otimizar seu material e promover o aproveitamento das chapas na hora de definir seu padrão de produtos.

“Nesse ponto é importante padronizar as espessuras e medidas de todos os móveis da sua marcenaria, exceto quando há observações com pedidos dos clientes, isso ajuda a agilizar os processos e sanar as dúvidas dos colaboradores”, enfatiza.

A empresária também explica que tudo pode ser padronizado, inclusive as cores dos móveis que sua marcenaria produz. “Poucas pessoas sabem, mas escolher as cores certas pode fazer toda a diferença. Pergunte para seus fornecedores quais são as cores mais vendidas, analise as tonalidades que você mais vendeu nos últimos meses, veja as marcas que não faltam nos seus fornecedores e, principalmente, fique ligado nas tendências apontadas pelas feiras, observa Tatá, destacando que, dessa forma, é possível estabelecer uma paleta de cores padrão que serão as mais usadas em seus projetos.

Caio Nascimento, sócio de Tatá, sugere a utilização de módulos para facilitar nesse processo de padronização. “Com eles é possível reduzir tempo de montagem, diminuir necessidades de ajustes personalizados, facilitar a resolução de problemas de materiais e, principalmente, promover mais flexibilidade e eficiência na produção”, enfatiza o empresário.

“Outro truque estratégico para maximizar a produção é saber quais processos podem ser terceirizados e fazer isso através de um planejamento detalhado e com controle de qualidade”, continua Nascimento.

“Ter uma comunicação e uma coordenação eficazes com fornecedores e colaboradores também faz toda a diferença nesse processo.”

4 dicas para se destacar no mercado da marcenaria

Marceneiro há 20 anos, Rafael Ferreira elencou quatro dicas finais de como se destacar no ramo da marcenaria. Confira:

Sua autoestima: uma pessoa desanimada leva a equipe inteira a estar desanimada. Comece por você. Esteja apresentável, cuide da sua mente e da sua aparência, isso aumenta sua credibilidade. E, principalmente, acredite em você. 

Marketing: para se destacar no marketing, seja diferente e autêntico. É isso que te torna interessante. Seja visionário, não faça mais do mesmo. Outra dica importante é usar uma linguagem simples e que seu público entenda na hora de produzir conteúdos na internet, ou seja, sair da linguagem técnica da marcenaria e mostrar os produtos de forma mais clara e prática. 

Atendimento: para fazer um bom atendimento é preciso conhecer seu cliente e entender sua personalidade antes de oferecer opções de produtos. Também é importante priorizar os atendimentos presenciais e, através deles, criar uma conexão com os clientes, dessa forma, será mais fácil agregar valor aos seus produtos. Pergunte quanto tempo seu cliente tem, ofereça água, café e faça ele se sentir confortável no seu escritório. 

Entrega: na hora da entrega deixe os clientes cientes sobre o tempo de montagem dos móveis, isso ajuda eles a ficarem menos impacientes. Cuide também com a limpeza das peças e com a embalagem, especialmente porque a primeira impressão do cliente sobre o móvel entregue é a que fica. Por fim, prepare sua equipe para que todos os integrantes se apresentem para o cliente ao iniciar a montagem, isso faz toda a diferença. 

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