Presente em nossas vidas há 73 anos, a Inteligência Artificial, apesar de não ser uma tecnologia nova, passou a ganhar mais relevância nos últimos cinco anos.
E, desde então, começou a ser introduzida nos mais diversos setores, inclusive no moveleiro. Também chamada de IA, essa ferramenta tem potencial para transformar as experiências no varejo e revolucionar o mercado.
Usada principalmente para otimizar processos de produção e prever demandas, a Inteligência Artificial também pode ser utilizada para o desenvolvimento de produtos com base nas preferências dos consumidores e nas características dos clientes varejistas.
Além disso, a IA é capaz até mesmo de criar designs exclusivos e inovadores.
Diferenciais e vantagens da Inteligência Artificial
“A utilização da IA no setor moveleiro pode trazer benefícios significativos, como o aumento da eficiência operacional, a redução de custos, o desenvolvimento de produtos para atender às demandas dos consumidores e melhorias na qualidade dos produtos”, explica Vasco Martins Júnior, consultor especializado no setor moveleiro.
Esse movimento de transformação industrial impulsionado pelos avanços tecnológicos tem sido chamado de Indústria 4.0 e, através dele, é possível combinar componentes físicos e digitais para otimizar e integrar processos produtivos.
“Na Indústria 4.0, a IA é aplicada para promover a automação de processos de manufatura, otimizar cadeias de suprimentos, realizar a manutenção preditiva e o controle de qualidade”, exemplifica Vasco.
Além do conceito de Indústria 4.0 que tem se destacado no mercado nos últimos anos, recentemente outro conceito tem ganhado relevância: a Indústria 5.0. Caracterizada pela integração entre humanos e inteligência artificial, essa nova revolução industrial depende diretamente da IA.
“Neste segundo conceito a inteligência artificial desempenha um papel fundamental, afinal, é ela que permite a colaboração entre humanos e robôs de forma mais flexível e inteligente”, comenta Vasco.
Ainda segundo ele, um dos maiores benefícios de utilizar a IA dentro do setor moveleiro é a possibilidade de aumentar a eficácia das indústrias. “Essa ferramenta garante a automação de tarefas diárias de programação da produção, otimiza cadeias de suprimentos e é capaz de prever demandas de forma precisa”, reitera o especialista, afirmando que a IA garante um controle de qualidade aprimorado.
“Mesmo que a IA ainda não esteja transformando profundamente o setor moveleiro, ela oferece oportunidades para as empresas se destacarem na era da personalização em massa, eficiência e inovação.”
“É importante que as empresas estejam abertas a adotar essa tecnologia e a investir em pesquisa e desenvolvimento para se manterem competitivas”, continua o especialista. “Também é importante mencionar que a segurança dos dados e a ética no uso da IA devem ser consideradas cuidadosamente à medida que a tecnologia se expande neste setor”, conclui Vasco.
Como aplicar a Inteligência Artificial na indústria moveleira?
Para o especialista, a maneira mais fácil de aplicar a inteligência artificial na indústria moveleira é através de empresas especializadas em soluções de software e consultorias.
“Essas redes oferecem serviços de implementação personalizada para o setor moveleiro”, explica Vasco, destacando que, com o auxílio dessas empresas, é possível aplicar a IA de forma mais direcionada e obter resultados mais rápidos.
“Além disso, muitas instituições de pesquisa e universidades poderiam trabalhar no desenvolvimento de tecnologias específicas para o setor”, reitera o especialista, acrescentando que essa é uma oportunidade de mercado que deveria ser mais explorada.
Já quando o assunto é o futuro da IA dentro do setor moveleiro, o especialista acredita que podemos esperar uma maior personalização de produtos com base nas preferências dos clientes (B2B e B2C). “Também teremos mais otimização do atendimento ao cliente aprimorado por chatbots e assistentes virtuais, além da já consagrada visualização em realidade aumentada de móveis em ambientes domésticos”, finaliza Vasco.
Aproveite e saiba mais sobre os impactos da tecnologia no design e na decoração.