Não é segredo para ninguém que a cidade de Milão é um dos polos mundiais do design. Não por acaso, decoradores, arquitetos e empresários se atentam às tendências lançadas nas feiras italianas, pois sabem que elas devem ditar padrões em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Neste ano, ocorreu a EuroCucina, evento dedicado aos lançamentos de móveis e eletrodomésticos para a cozinha. Essa feira ocorre a cada dois anos, dentro do Salão do Móvel de Milão.

Algumas tendências de 2020 se mantiveram na edição deste ano, como a predominância de designs mais limpos para esse ambiente.

Neste artigo, vamos mostrar as novidades da EuroCucina deste ano, comparando-as com a da edição de 2020. Vamos lá?

Em 2022, destaque para as cores

No Brasil, o uso de cores vivas na cozinha ainda não é tão popular. Nossos móveis e eletrodomésticos ainda carregam tons mais discretos. Contudo, no mercado europeu e estadunidense isso não ocorre com tanta frequência.

Neste ano, o uso de cores fortes para o ambiente da cozinha esteve presente no evento de Milão. Variações de marsala e amarelo mostarda apareceram como opções para que os móveis se destaquem e tragam vida, jovialidade e modernidade às cozinhas.

Contudo, os tons mais sóbrios ainda não foram descartados dos projetos decorativos. Tons de bege, branco e preto ainda apareceram como apostas mais seguras e tradicionais para a decoração das cozinhas.

Aliás, essas cores foram destaque na edição da EuroCucina de 2020. Isso mostra uma possível transição que permitirá projetos mais coloridos no futuro — ainda que só tenhamos certeza disso na próxima edição do evento, prevista para 2024.

Mais espaços nos ambientes

Uma possibilidade, que não é bem uma novidade, ganhou grande destaque na edição deste ano da EuroCucina: as hidden sinks. As pias escondidas apareceram em muitos projetos expostos. Aliás, não só elas.

Possibilidades de mobiliários que se escondem, como adegas, bares, balcões etc. se mostram como alternativas para cozinhas que precisam ser cada vez mais multifuncionais.

Para os decoradores, essas opções de mobiliário ainda atendem às necessidades de imóveis cada vez menores, que não permitem grandes móveis.

Em 2020, a necessidade por ganhar espaço esteve presente nos eletrodomésticos embutidos — algo que não é necessariamente novo, mas que vai se aperfeiçoando para que o resultado seja cada vez mais satisfatório.

Neste ano, a tendência foi esconder os móveis e eletrodomésticos embutidos usando tampos de madeira ou de metal. Dessa forma, pias se transformam em balcões, por exemplo.

Armários se tornam vitrines

O acabamento em vidro mostrado em alguns projetos da edição deste ano da EuroCucina tem a capacidade de transformar armários em verdadeiras vitrines. Além de dar um toque de modernidade à cozinha, é necessário valorizar a praticidade que essa escolha pode trazer ao dia a dia.

Encontrar alimentos e utensílios domésticos se torna muito mais simples. Contudo, esse tipo de opção exige que eletrodomésticos e utensílios tenham caráter decorativo para além do uso previsto inicialmente.

Essa opção pode inspirar os decoradores na criação de cozinhas mais modernas, em estilo industrial ou mais clean. Ademais, o uso de vidro colabora com a necessidade de criar ilusão de espaço em cômodos menores.

Sustentabilidade ainda é tema central

Nas edições anteriores da EuroCucina, a sustentabilidade já aparecia. No passado distante, como uma tendência. Agora, como uma necessidade.

Na edição deste ano, os eletrodomésticos tiveram que mostrar maior capacidade de usar a energia de forma inteligente, ao mesmo tempo em que a automação dá a eles novas possibilidade de integração com a internet.

Nas máquinas de lava-louças, o consumo de água também se mostra como um ponto de atenção. É preciso que as máquinas sejam práticas, adaptadas ao estilo de vida que exige agilidade, mas, sem que a natureza pague o preço final. Ao que parece, as opções expostas na edição deste ano do evento conseguiram cumprir essa missão.

Os acabamentos em madeira ajudam a criar ambientes mais intimistas e são uma opção para os eletrodomésticos em tons de aço que, apesar de serem associados à modernidade e ao luxo, podem soar frios e impessoais em alguns projetos.

Isso acaba nos remetendo às geladeiras. No caso desse eletrodoméstico, talvez o mais famoso de uma cozinha, o destaque foi para a necessidade de preservar os alimentos, evitando o desperdício. Tudo isso sem se tornar uma vilã da conta de eletricidade.

A próxima edição da EuroCucina está prevista para 2024, dentro do Salone del Mobile Milano.

E falando em eventos que apresentam as últimas novidades para o design de móveis, assista ao episódio especial de ForMóbile #NoSofá com os destaques de 2022 pelo olhar dos arquitetos.