A esquadrejadeira é um maquinário que está presente em marcenarias e faz um tipo bem específico de corte. Os equipamentos são essenciais na fabricação em movelarias, uma vez que elas fazem o trabalho mais pesado de cortes em madeira.

Nesse contexto, a esquadrejadeira é um equipamento que faz cortes precisos, além de manter a qualidade, bom acabamento e agilidade nos serviços. Contudo, existem diversos modelos do maquinário e é preciso encontrar a que se encaixe em suas necessidades.

Você sabe como funciona a esquadrejadeira e o que fazer para escolher a serra ideal para seus projetos? Para responder essas perguntas, acompanhe este post e tire suas dúvidas sobre o equipamento!

Quando utilizar a esquadrejadeira?

Esse é um equipamento recomendado para fazer cortes angulares em madeira. Por isso, a esquadrejadeira é perfeita para ser usada em marcenarias profissionais. A serra do maquinário serve para dar acabamento, principalmente em peças que já passaram pelo processo de corte com outras serras menores.

O corte da serra faz o ângulo de alta precisão, sendo seu uso indicado para acabamentos e peças específicas. A esquadrejadeira também é considerada um maquinário de fácil manejo e operação, além de ser possível realizar diversos tipos de cortes. 

No entanto, pode ocorrer uma confusão com outro tipo de serra: a seccionadora. As máquinas funcionam de uma forma complementar mas também fazem um bom trabalho individual. Nesse sentido, é melhor conhecer as diferenças entre essas máquinas.

Quais as diferenças entre uma esquadrejadeira e uma seccionadora?

Antes de tomar uma decisão sobre qual equipamento será usado nos trabalhos em marcenaria, não deixe de entender exatamente quais são as diferenças entre esquadrejadeiras e seccionadoras.

Esquadrejadeira

O trabalho em marcenaria não seria o mesmo sem a esquadrejadeira. O equipamento é essencial na produção em movelaria, pois permite fazer cortes inclinados, retos ou até em ângulo. A precisão de corte é uma de suas vantagens, visto que beneficia a produção dos mais variados tipos de peças.

A esquadrejadeira também facilita outros processos, pois seus cortes mais precisos ajudam nas etapas seguintes, como na colagem da fita de borda. Existem diversos modelos do equipamento e cada um deles tem suas particularidades.

A evolução dos modelos de esquadrejadeira fez com que o equipamento tivesse variações em diversos aspectos, como a potência, custo, capacidade de corte, aplicações, etc. 

Seccionadora

Como foi pontuado, os dois equipamentos podem ser usados juntos, em que um complementa o trabalho do outro. A esquadrejadeira é um modelo de corte de precisão, enquanto a seccionadora faz basicamente o mesmo trabalho, mas com a vantagem de ser mais ágil e otimizar a produção.

A otimização acontece porque a seccionadora tem a capacidade de cortar até 4 painéis de madeira ao mesmo tempo. Além disso, a velocidade do maquinário é bem maior, o que permite que a produção seja mais expressiva, em que várias peças são produzidas simultaneamente.

A questão que deve ser pensada antes de usar a seccionadora é o tipo de projeto que será feito. O equipamento não é uma boa alternativa se os projetos são sob medida ou não modulares, uma vez que sua flexibilidade é menor que a de uma esquadrejadeira.

Como saber qual é o melhor equipamento e quando usá-lo?

As diferenças entre os dois tipos de equipamentos devem ser claras para que os marceneiros possam usufruir ao máximo das máquinas. Os profissionais devem entender quais são as suas necessidades, considerar os trabalhos que realizam e quais delas são mais eficientes para seus serviços.

A esquadrejadeira é uma ótima opção para cortes de precisão, já a seccionadora produz muito mais de uma só vez. Então, pense bem em qual é a funcionalidade que você está buscando antes de investir nos equipamentos.

Como escolher a esquadrejadeira para comprar?

Basta procurar rapidamente que já vemos dezenas de opções disponíveis no mercado. A princípio, é preciso lembrar que as esquadrejadeiras são equipamentos grandes e exigem certo espaço dentro da marcenaria. 

Porém, esse seria apenas um “detalhe” antes de comprar a máquina. Outros pontos são muito relevantes e devem ser levados em conta antes da aquisição, a exemplo dos materiais que podem ser cortados, a inclinação e espessura de corte e outros pontos.

A esquadrejadeira é indicada para a fabricação de armários, mesas, aparadores, racks e muitos outros móveis com uma precisão maior nos detalhes — inclusive pela capacidade de fazer cortes em outros materiais, como plástico e acrílico, o equipamento é uma ferramenta mais completa. 

O desempenho dos modelos de esquadrejadeira variam bastante de acordo com suas especificações. Assim, essas diferenças podem alterar a agilidade dos processos e a produtividade na marcenaria

Não há certo ou errado na hora de comprar a sua esquadrejadeira, nem há uma indicação plenamente correta para que você faça essa aquisição. Somente você consegue avaliar a melhor opção, de acordo com os serviços que presta e conforme o seu ritmo de produção — e, claro, o seu orçamento para a compra.

Dito isso, analise qual esquadrejadeira é mais eficiente para você e como tirar maior proveito do equipamento. Depois que seu maquinário estiver a pleno vapor na marcenaria, ficará evidente a diferença que ela faz no seu trabalho.

Além disso, complemente seus conhecimentos ao aprender como escolher os tipos de serra ideais para cada corte na marcenaria!