A maior feira da indústria de móveis e madeira da América Latina chegou à reta final! No terceiro dia da ForMóbile 2024, a madeira foi protagonista, com palestras e discussões sobre um dos mercados mais importantes para propulsão da economia brasileira.

Para promover a valorização do segmento e também o debate sobre desafios do mercado madeireiro, o Espaço Madeira traz conteúdos para indústrias, fornecedores e revendedores nacionais e internacionais, arquitetos e designers, marceneiros, entre outros  profissionais, em uma troca valiosa de experiências.

O destaque desta quinta-feira (4/7) foi a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazaretti. Juntamente com o CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado do Mato Grosso), a representante pública busca difundir o conceito de manejo florestal como alternativa sustentável para o mercado madeireiro no Brasil.

“Por meio do manejo, nossa meta é reduzir em 16% as emissões de carbono no MT até 2030. Isso porque a colheita nativa, além de ter um mercado enorme pelo design original das espécies e suas vantagens na arquitetura e construção, também balanceia os efeitos da produção de grãos – grande emissora de gases, impulsionando toda a cadeia produtora e comercial de forma sustentável”, afirmou Mauren.

Hoje, o plano de manejo florestal é uma política nacional que visa unir o crescimento econômico com a preservação ambiental.

A intenção é capacitar, certificar e desenvolver os estados por meio do desenvolvimento econômico sustentável, atraindo mais investidores responsáveis.

“Cada vez mais o mercado se baseia na responsabilidade ambiental para escolher parceiros e consumir insumos, desde a indústria ao arquiteto. Porém, a maioria das pessoas ainda não conhece as vantagens do manejo florestal, acreditando que o reflorestamento é a única possibilidade. Nesse sentido, a ForMóbile é um espaço essencial para acessar pessoas e multiplicar informações.”

O diretor executivo do CIPEM, Valdinei Bento, explicou que a pesquisa atrelada a essa estratégia de manejo permite a atualização na classificação das espécies, garantindo a usabilidade de madeiras que não correm o risco de extinção, e ampliando, assim, as possibilidades de coleta e de negócios.

Inclusive, o sistema de manejo permite 100% de rastreabilidade da madeira no MT, garantindo a transparência e sustentabilidade do processo. 

O manejo florestal funciona por meio da abertura de uma clareira em determinada área do bioma amazônico e retirada das espécies determinadas para produção. Depois disso, o espaço não sofre intervenções por 25 anos, permitindo a regeneração natural das árvores.

Além disso, a transformação da tora em peças serradas acontece no próprio local do corte, evitando a entrada de máquinas e veículos que podem trazer interferências na flora e fauna. Depois, a retirada acontece por tração animal até a via de escoamento. 

Além dos cuidados com o planeta, a técnica viabiliza a chegada de uma madeira mais orgânica à indústria. E, por sua vez, essa matéria-prima nativa permite a produção de peças diversas com alta durabilidade, conforto, regulação climática natural e, claro, a criação de projetos super criativos, baseado nessa essência original da floresta.

Espaço Madeira 

O Espaço Madeira existe na feira desde 2018 e foi idealizado em parceria com a Revista Referência Industrial. A área reúne expositores de fornecimento de madeira maciça e produtos relacionados, que compõem o setor – um dos mais relevante no segmento moveleiro nacional e internacional. 

As empresas parceiras que estão expondo no espaço são:

  • CCB Coatings, referência em tintas e vernizes para móveis, pisos e chapas em madeira;
  • Wintersteiger, empresa austríaca líder no desenvolvimento, produção e distribuição de máquinas e equipamentos para cultivo de sementes, indústrias de madeira e metal;
  • Vale Norte, expert brasileira em compensados, serrados e subprodutos da madeira tanto para o mercado nacional, quanto para exportação;
  • Qualisol, especialista em diluentes para tintas, solventes para limpeza industrial, desengraxantes, ceras protetivas, desmoldantes e fornecedora de matérias primas químicas;
  • Arte Diamante, fabricante de ferramentas de corte para madeira e derivados;
  • Bonardi, especialista em painéis decorativos revestidos com lâmina de madeira natural ou pré-compostas;
  • Teak Brazil, fábrica de utensílios premium em madeira com floresta própria;
  • e Kanefusa, fornecedora de facas e serras circulares para processamento de madeira.

ForMóbile 2024: participe!

Você ainda pode visitar a ForMóbile até amanhã, sexta-feira!

A entrada e todas as atrações da ForMóbile são gratuitas. Inscreva-se e visite a feira para viver essa jornada junto às principais inovações do setor moveleiro.

10ª ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira 

Data: 2 a 5 de julho de 2024

Horário: 10h às 19h 

Local: São Paulo Expo | São Paulo Expo. Rod. dos Imigrantes, s/n – Km 1,5. Vila Água Funda, São Paulo/SP

Credenciamento online e gratuito