Adquirir novos conhecimentos, habilidades e técnicas é indispensável para se manter atual e competitivo. Profissões como a marcenaria, por exemplo, precisam estar especialmente atentas a tendências e novidades disponíveis. Isso porque é parte da geração de valor, na hora da venda, ser capaz de oferecer produtos atuais e que correspondam à expectativa do cliente. Porém, nem sempre é possível considerar um curso presencial, seja pelo deslocamento ou pelo tempo desprendido no processo. Nesse cenário, o EAD para marceneiros pode ser uma opção válida e viável.

Vantagens de um curso EAD para marceneiros

Plataformas de educação à distância podem agregar muitas vantagens para o profissional de marcenaria. “Podemos citar como a mais relevante o fato de que o aluno pode ter acesso a todo o conteúdo passado no curso presencial, mas no conforto da sua casa, em seu tempo livre e podendo rever quantas vezes quiser”, comenta Vinicius Molinari, CEO da D3Decor, plataforma de empreendedorismo para marceneiros.

Além das aulas online, os encontros e consultorias presenciais devem ser parte do plano. Assim, é possível esclarecer dúvidas e colocar em prática os novos conceitos. “Nesses encontros individuais, o aluno tem a liberdade de discutir com o mentor qualquer assunto relacionado ao escopo do curso ou até mesmo seus projetos pessoais”, defende.

Quais cursos fazer?

O custo também é parte das vantagens. “É menos oneroso ao participante, visto que ele não tem custo de deslocamento até um local físico e pode rever o curso quantas vezes achar necessário”, aponta Molinari. A empresa é responsável por formações EaD em Marcenaria Moderna.

As habilidades necessárias a um profissional de sucesso são amplas. Por isso, a formação também deve ser completa, abrangendo outras áreas além da execução do móvel em si. “Hoje vemos marceneiros cometendo erros em todas as fases de fabricação e comercialização de um móvel”, comenta o CEO. Para ele, ainda existe uma preocupação maior com a fabricação do que com o processo comercial, o que é um erro. De acordo com o profissional, um marceneiro que realmente quer escalar um negócio neste mercado, deve buscar cursos e formações que englobem assuntos como:

  • Atendimento ao cliente;
  • – Briefing;
  • – Marketing;
  • – Vendas;
  • – Pós-venda;
  • – Projeto;
  • – Orçamento;
  • – Precificação de produto;
  • Mídias sociais;
  • – Tendências de mercado.

“Nossa preocupação nessa formação é justamente como compilar todos esses assuntos em um curso só para que o marceneiro ou empreendedor por trás da marcenaria possa alavancar o negócio com rentabilidade”, explica.

Vídeo-aulas: teoria e prática

Habilidades mais técnicas, como o uso de ferramentas, sua manutenção e aplicações, também podem ser exploradas à distância. Por meio de tutoriais e víde-aulas, é possível ter um primeiro contato com a situação, que será reforçado e aprimorado quando aliado à prática.

“Vemos marceneiros usando técnicas antigas, ferramentas ultrapassadas, etc. Operações muitas vezes trabalhosas demais, que acabam fazendo com que o marceneiro fique mais tempo dentro de uma oficina ao invés de otimizar a produção para que tenha mais tempo de absorver novos projetos”, conta Molinari. 

“Com videoaulas, o aluno pode se atentar aos pequenos detalhes, fazendo toda a diferença em sua produção. Tudo se torna mais fácil de se aplicar quando entendemos a teoria por trás da construção”, conclui.