No Brasil, o dia 15 de Dezembro celebra o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Nessa data tão especial, a ForMóbile destaca uma lista dos conteúdos já produzidos pela nossa equipe focando nesse público.

A ForMóbile Xperience reuniu grandes nomes da área de decoração e arquitetura para falarmos sobre as inovações e desafios desse setor tão importante para a economia brasileira.

O setor de economia criativa, que engloba a arquitetura, movimenta mais de R$ 171 bilhões no Brasil, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-Rio).

É pensando em todo esse potencial que o time de conteúdo da ForMóbile Xperience produz conteúdos para esse mercado. Vamos ver os principais assuntos abordados em nossos eventos e comemorar juntos o Dia do Arquiteto!

1. O que os arquitetos podem aprender com os cenógrafos?

Na segunda temporada de ForMóbile #NoSofá, Anne Oelke conversou com Elder de Moura sobre a cenografia e suas lições para a arquitetura. Elder é ator e cenógrafo.

Nesse bate-papo, eles falaram sobre os impactos que as videoconferências tiveram na nossa rotina, uma vez que as pessoas precisaram criar cenários em suas casas para se sentirem mais à vontade nessas reuniões digitais.

Elder disse que esse momento exigiu agilidade por parte das pessoas, o que permitiu uma liberdade para montar ambientes mais realistas.

2. Redes Sociais: melhores práticas para divulgar seu trabalho

Você, arquiteto, sabe mesmo usar as redes sociais para se comunicar com o seu público? Também em ForMóbile #NoSofá, destaque para o bate-papo com Vinícius Brilhante, coordenador de conteúdo da Marqueterie.

Nessa conversa, a apresentadora Juliana Pinheiro (Arquiteia) contou a sua experiência. Na época da pandemia, ela deixou de postar nas redes sociais da sua empresa e isso quase levou a seu negócio à falência. Ao reposicionar a comunicação desses canais, ela voltou a ver os clientes entrando em contato com a sua marca.

No episódio, Brilhante agrega muitas dicas de planejamento e interação através das redes sociais que podem ajudar arquitetos e designers.

3. A arquitetura pensada para pets       

O Brasil movimentou R$36 bilhões no mercado pet em 2019. O mercado mobiliário para pets está crescendo e isso pede que os profissionais de decoração pensem nas necessidades dos animais domésticos, já que eles são, cada vez mais, parte da família.

Por isso, esse assunto foi tema de uma conversa muito divertida com Sabrina Shimoda, designer de interiores que tem se especializado nesse segmento em expansão.

Ela conta que nem sempre os clientes têm como foco os interesses dos pets, mas que, mesmo assim, ela considera importante entender quais são os pets que eles têm e como os projetos podem ajudar os animais a viverem melhor nos ambientes.

Assista e confira como a própria Sabrina projetou alguns móveis para seus gatinhos!

4. Dicas para entregar projetos a distância

Nesse episódio de ForMóbile #NoSofá, nossa equipe conversou com Carolina Fernandes e Marina Araújo, as arquitetas por trás do escritório Alce Arquitetura. As duas profissionais estudaram juntas, mas hoje moram em cidades diferentes.

Contudo, elas decidiram abrir um escritório remoto para trabalharem juntas. O escritório também teve como característica o trabalho remoto e atende pessoas do Brasil inteiro, e até fora do país, desde 2017.  

Essa conversa é ideal para arquitetos que ainda têm dúvidas sobre o trabalho remoto e o atendimento de clientes que estão longe geograficamente.

5. A busca por adaptação dos diferentes espaços contemporâneos

Essa palestra feita na ForMóbile por professores do IED (Istituto Europeo di Design) trata dos impactos que a pandemia trouxe no design de móveis e de interiores. Além disso, os palestrantes analisaram o mercado europeu, as novas necessidades de consumo que as pessoas têm após a pandemia e a forma como os próprios profissionais lidaram com as mudanças no mercado.

Se você ainda não entendeu os impactos que os novos tempos tiveram na indústria moveleira e no design mobiliário, não deixe de assistir essa verdadeira aula sobre o mercado e inteligência de espaço.

6. Como buscar e organizar seu repertório criativo

Os seus projetos são resultados das suas referências e dos seus portfólios, certo? Por isso, a ForMóbile convidou Maurício Siqueira para falar sobre as diferentes demandas que o mercado tem feito aos arquitetos, como o cuidado cada vez mais forte em relação ao meio ambiente.

Isso pede que os profissionais atualizem suas referências para se adequarem às novas diretrizes mercadológicas, cada vez mais sensíveis aos temas relacionados à natureza, por exemplo.

Viu só quanta coisa bacana a ForMóbile disponibilizou para agitar o seu Dia do Arquiteto? Então, não deixe de maratonar nossas aulas, pois o maior presente que você pode dar a si é a sua formação de excelência!