Com o objetivo de fomentar cada vez mais o setor moveleiro, a ForMóbile promove uma série de ações e projetos paralelos durante a sua realização. A ideia é se tornar muito mais do que um espaço de exposição, mas sim um ambiente de trocas que estimula o fechamento de negócios, proporciona novas parcerias e aquece o mercado nacional. 

Um exemplo disso é o Projeto Comprador, organizado em parceria com a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, promovendo encontros entre investidores internacionais e empresas brasileiras trazendo resultados assertivos para o setor.

A ideia é destacar a excelência do Brasil em matérias-primas, design inovador, técnicas de produção avançadas e gestão sustentável, favorecendo a expansão comercial do país.

Esse ano, durante a mais recente realização da feira (entre os dias 2 e 5 de julho), o projeto reuniu 42 fabricantes de móveis brasileiros e 15 compradores internacionais, com destaque ao mercado norte-americano, garantindo bons resultados. 

Durante a realização do projeto as indústrias moveleiras engajaram-se em 391 rodadas de negócios, interagindo com 318 contatos qualificados, sendo 60% deles novas conexões. Além disso, foram gerados US$ 24,132 milhões em negócios fechados e prospectados para os próximos 12 meses.

Esses números reforçam o potencial de crescimento e a capacidade de penetração de novos mercados pelo setor moveleiro nacional. 

“Um dos principais objetivos do projeto é incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da integração produtiva, da competitividade e do design integrado à indústria”, explica Cândida Cervieri, Diretora-Executiva da ABIMÓVEL.

“Isso inclui a participação em feiras internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais, acesso a relatórios de inteligência de mercado, apoio na adequação às normas e certificações e muito mais”, continua a diretora, destacando que, atualmente, cerca de 170 empresas participam do projeto.

Ainda segundo ela, os importadores de móveis que participam do Projeto Comprador provêm a cada edição de uma variedade de mercados-alvo para a indústria brasileira de móveis, de acordo com as estratégias para cada ação.

“Para esta edição na ForMóbile 2024, contamos com a participação de compradores dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Honduras, Equador, Uruguai, República Dominicana, Panamá, Bolívia e México”, pontua Cândida.

“Essa estratégia fortalece o posicionamento do Brasil como o maior produtor de móveis na América Latina e o sexto do mundo, promovendo parcerias,  abertura comercial e o fortalecimento das exportações brasileiras.”

Já em relação às indústrias nacionais que participam do projeto, a diretora explica que são fabricantes de móveis de diversos portes, todos associados ao Brazilian Furniture. “Essa iniciativa, da qual o Projeto Comprador faz parte do escopo de ações, visa promover a excelência do mobiliário brasileiro no mercado internacional com as indústrias participantes”, observa Cândida.

Ainda de acordo com ela, para uma indústria se associar ao Brazilian Furniture e conhecer mais sobre suas ações, o primeiro passo é acessar o site oficial do projeto: brazilianfurniture.org.br. No site, as empresas encontrarão informações detalhadas sobre os objetivos, benefícios e iniciativas estratégicas promovidas por ele.

Por fim, Cândida aborda a importância de levar as indústrias de móveis para a ForMóbile para se destacar no mercado.

“Essa é uma feira proeminente de fornecedores, ela serve como uma plataforma eficaz para demonstrar a qualidade dos materiais, dos nossos fornecedores e das indústrias, assim como da capacidade criativa ao longo de toda a cadeia de madeira e móvel”, pontua. 

“Ao destacar os produtos nesse contexto relevante, o Projeto Comprador ForMóbile 2024 atraiu industriais e compradores de diversas regiões do Brasil e do mundo, facilitando negócios estratégicos e promovendo uma integração direta entre diferentes segmentos e mercados, evidenciando a inovação, o design e a sustentabilidade da nossa indústria”, finaliza a diretora.