Entender o seu cliente é uma necessidade inegável em qualquer setor, mas principalmente quando falamos de arquitetura e de design de interiores. Afinal, nesses ramos, compreender o seu público é sinônimo de melhores resultados e uma experiência prazerosa aos olhos dos consumidores.

Quando paramos para pesquisar um pouco mais sobre as diferentes formas que temos por aí de compreender esses clientes, muitas possibilidades surgem.

O mundo do marketing, por exemplo, pode nos ajudar bastante nessa jornada, já que conta com inúmeras ferramentas para descobrir tudo sobre o público. Algumas delas que podemos citar são a persona, o mapa de empatia, a análise comportamental e até mesmo o mapeamento da jornada do cliente.

Todas essas ferramentas são, com certeza, de grande importância, e capazes de fazer toda a diferença na hora de convencer o público que você é a melhor opção entre a concorrência. Contudo, uma maneira ainda mais simples de organizar essas informações e usufruir de suas possibilidades é através do Comportamento do Consumidor.

O motivo por trás da ênfase comportamental se justifica por entendermos que, uma vez que se sabe qual é o comportamento recorrente do seu público, segui-lo se torna muito mais fácil.

Sabe aquela ideia de entregar ao cliente o que ele quer, na hora que ele quer e como ele quer?

É isso que o comportamento do consumidor fornece às empresas, as informações mais relevantes em relação aos seus clientes.

Outro ponto muito positivo de manter os olhos abertos para as questões comportamentais, é que isso te ajuda a acompanhar o desenvolvimento dos consumidores. Para que fique mais claro, vamos pensar em um exemplo simples.

Até alguns anos atrás, era comum que quando uma pessoa precisasse dos serviços de um arquiteto ela perguntasse a algum parente ou amigo por indicações. O passo seguinte seria, então, ligar para a empresa ou até mesmo ir direto até o escritório para que possa falar pessoalmente com o arquiteto.

Hoje, esse processo se modifica bastante, de forma que o primeiro passo que qualquer cliente toma é buscar na internet por suas opções.

Não mais restrito por questões geográficas, o mundo online permite que nos conectemos com pessoas a quilômetros de distância. Isso expande o seu mercado de consumidores e faz com que as possibilidades de conquistar mais clientes se tornem praticamente infinitas.

Pensando um pouco mais a fundo sobre isso, não é apenas para o onde os clientes procuram por seus serviços que devemos olhar, mas principalmente a forma como essa busca é feita.

De acordo com o ZMOT Institute, o que mais diferencia o comportamento do consumidor moderno é o uso dos sites de pesquisa, como Google e Yahoo!, de uma maneira específica. Neles, os clientes tendem a acessar apenas os primeiros sites ranqueados, por gerarem mais confiança e suprirem as suas necessidades logo em um primeiro momento.

Uma conclusão que podemos tirar disso é que, para que seus clientes te encontrem e te tenham como uma possibilidade de escolha entre os concorrentes, o primeiro passo é aparecer para eles.

Não basta apenas estar presente nas redes sociais, ou ter um site, mas não o atualizá-lo. Pense como o comportamento do consumidor age e acompanhe esse movimento, porque essa é a única maneira de realmente atingi-lo.

As técnicas para descobrir o comportamento do seu consumidor e saber como usufruir dele são muitas. desse modo, para te ajudar, selecionamos esse conteúdo onde poderá encontrar técnicas, tendências e frameworks de trabalho voltados a sempre entender, beneficiar e converter os clientes.