Em tempos de crise financeira e alta competitividade, as revendas do segmento da marcenaria não podem mais trabalhar sem considerar a importância de um atendimento especializado, focado nas necessidades do cliente e na qualidade do seu pós-venda. Mais do que uma vantagem competitiva, a tarefa de atender bem tem de ser encarada como um requisito obrigatório para quem almeja fechar grandes negócios e fidelizar o consumidor.
Apesar de algumas revendas estarem bem preparadas no Brasil, a maioria ainda apresenta deficiências neste sentido. “Hoje em dia, são poucos os estabelecimentos especializados em máquinas e ferramentas. A oferta é muito pequena. O que mais encontramos são lojas que vendem chapa, MDF e outros produtos de uso geral, que sempre têm saída. Afinal, a preocupação está na venda e no faturamento imediato”, analisa Marcelo Martins, diretor da Casa das Serras, de Curitiba.
Outro ponto de atenção para que as revendas se destaquem e obtenham uma boa avaliação do mercado é a necessidade de uma força de venda qualificada, sobretudo em relação ao conhecimento dos produtos oferecidos, às técnicas de atendimento e ao entendimento do cliente. Ainda é comum o vendedor com limitações técnicas encontrar dificuldades para responder alguns questionamentos, cometer gafes de informação e comprometer a negociação.
“As revendas, de forma geral, não contam com um profissional qualificado, um vendedor capacitado para facilitar a escolha do cliente e oferecer a ele a melhor solução, independentemente do valor embutido. Por isso, busco fidelizar meu cliente para que ele tenha confiança de que está fazendo, realmente, um investimento necessário e volte à minha loja mais vezes”, ressalta.
Diante disso, fornecer constantemente treinamentos à equipe e fazer parcerias com fornecedores, principalmente quando eles lançam mão de novos produtos, a fim de repassar aos clientes os seus diferencias, são práticas importantes que agregam valor ao atendimento prestado pelas revendedoras.
“Na Casa das Serras, por exemplo, instalamos o maquinário que foi vendido e ainda damos um treinamento para o funcionário do nosso cliente aprender a manusear tudo corretamente. Além disso, temos um showroom permanente com máquinas ligadas para teste, algo que praticamente ninguém oferece para o marceneiro no mercado”, conta Marcelo.
Assistência técnica
Além de falarem – e mostrarem – sobre como operar as ferramentas e os equipamentos vendidos, as revendas do segmento também devem resolver uma deficiência importante: “O mercado não oferece assistência técnica de qualidade, porque são poucos os lugares que têm a preocupação com o pós-venda. Por essa razão, peças de reposição e manutenção do maquinário também são tópicos obrigatórios que merecem atenção”, afirma.