Você está pronto para mudar a maneira como pensa sobre o plástico? O plástico em muitas formas – mesmo aquele simples saco plástico – é um recurso durável e valioso que pode ser reciclado para criar novos produtos. E isso inclui a fabricação de móveis com plástico reciclado.
Implementar ações de economia circular e reduzir as mudanças climáticas são objetivos que a maioria das empresas tem no mundo atual. Uma ótima maneira de economizar recursos e atuar de forma mais sustentável é usar materiais reciclados sempre que possível.
De fato, já são muitas as empresas que utilizam o plástico reciclado na fabricação de móveis – incluindo gigantes do mercado como IKEA e Herman Miller. Confira a seguir como esse material pode ser aplicado para criar móveis lindos e funcionais.
A importância de aproveitar o plástico reciclado
O mundo produz mais de 300 milhões de toneladas de plástico por ano. 8 milhões de peças desse plástico acabam nos oceanos todos os dias como resíduos e aproximadamente 18,5% dos aterros são feitos de resíduos plásticos. A pior parte? Esse plástico não vai se decompor por muito, muito tempo.
Mas os móveis de plástico são sempre ruins para o meio ambiente? Embora o plástico em geral tenha feito mais mal do que bem ao meio ambiente, os móveis de plástico podem ser mais sustentáveis do que aparenta.
O uso de plástico reciclado na fabricação de móveis é uma ótima alternativa para gerar um impacto positivo para o meio ambiente. Seja em produtos inteiros ou para complementar o trabalho com madeira e outros materiais, isso pode fazer toda a diferença.
Cases de uso do plástico reciclado na fabricação de móveis
Algumas resinas plásticas já são utilizadas na fabricação de móveis, mas é no plástico reciclado que está o grande diferencial – podendo beneficiar o planeta e atrair quem busca formas mais sustentáveis de produção. Além disso, esse também é um possível diferencial para os clientes.
Para o arquiteto Diogo Giovannoni, da COPA Arquitetos Associados, o plástico e a madeira têm sido usados em mobiliário com design mais contemporâneo. Um bom exemplo é a rede de lojas sueca IKEA. Muito forte na Europa, essa marca vende vários mobiliários que unem, em seu design, a madeira e o plástico, em sua grande maioria, mesas e cadeiras.
Buscando ter uma operação mais sustentável, a IKEA estudou durante dois anos uma forma de incluir o reaproveitamento de garrafas PET na sua linha de móveis. Tudo isso para encontrar a melhor maneira de criar um processo de produção sem comprometer forma, função e a qualidade do produto final. Foi a partir desse estudo que nasceu a linha Kungsbacka para cozinhas.
Segundo Anna Granath, desenvolvedora de produtos da IKEA, “o que fazemos na IKEA tem um grande impacto no meio ambiente porque trabalhamos com grandes quantidades. Com o novo material podemos reaproveitar o plástico e produzir de forma mais sustentável”. Na prática, o revestimento de cada painel de 40 x 80 cm utiliza 25 garrafas PET de meio litro.
Já a Herman Miller, referência em mobiliário moderno com design inovador, é membro fundador da NextWave Plastics, um consórcio que atua no desenvolvimento da primeira rede global de cadeias de suprimentos de plástico destinado aos oceanos. O objetivo é integrar os plásticos transformados em seus produtos e processos para reduzir o volume de resíduos de plástico.
O futuro dos móveis de plástico
Acabamos de ver dois grandes exemplos de aplicações do plástico reciclado na fabricação de móveis. E essa é uma tendência que deve seguir evoluindo nos próximos anos. Veja só o que podemos esperar:
Novos projetos e processos de fabricação
Móveis de plástico tradicionais geralmente são moldados como uma única peça ou compostos de algumas peças grandes unidas. Entretanto, os móveis de plástico mais modernos são feitos de vários pequenos pedaços de plástico. A transição para o uso de blocos de construção menores para montar peças de mobiliário abre as portas para uma maior flexibilidade e oferece mais oportunidades criativas de reutilização.
Vários tipos de plásticos podem ser incorporados em uma única peça
Existem muitas maneiras criativas de incorporar plástico reciclado em móveis:
- Vários tipos de plástico podem ser derretidos para criar plásticos homogêneos para serem remodelados, se essa for a aparência desejada.
- Plásticos reciclados podem ser tingidos de várias cores para combinar com qualquer decoração
- Os plásticos também podem ser combinados com outros materiais, como metais ou tecidos, para criar peças de mobiliário robustas e elegantes.
Produção rápida
Móveis de plástico reciclado têm o benefício adicional de uma produção rápida. O filamento de plástico pode ser alimentado em uma impressora 3D e os móveis podem ser impressos no local em uma usina de reciclagem.
Soluções como a impressão 3D são mais ecológicas do que as práticas de fabricação de móveis mais tradicionais. A produção rápida também reduz os custos e os impactos ambientais relacionados ao armazenamento.
Você já conhecia as aplicações do plástico reciclado na fabricação de móveis? Deixe o seu comentário!