O ano de 2020 foi um período de grandes transformações sociais e econômicas, em todo o mundo, impactando diretamente as tendências em design de móveis para 2021. Esse impacto é gerado pela mudança de comportamento dos consumidores, ocasionada pela alteração dos valores humanos em todas as áreas de vivência.
Confira algumas das principais tendências para essa área e entenda como elas impactam o setor moveleiro.
Tendências em design de móveis para 2021
Sabina Deweik, especialista em comportamento, tendências e proprietária da empresa Sabina Deweik Think Forward, enfatiza: “A pandemia foi um grande acelerador de futuros, colocando um holofote sobre tendências que já se mostravam muito relevantes.”
Descubra, a seguir, quais tendências em design de móveis para 2021 foram e estão sendo aceleradas pela pandemia.
Sustentabilidade
Em termos ambientais, os próximos 10 anos determinarão a manutenção da vida para os próximos 100 anos, com o foco em evitar novas pandemias e desastres ambientais. O isolamento social tem promovido a regeneração da natureza, o que vem chamando a atenção em todo o mundo.
“Móveis produzidos com material reciclado, reciclável e ambientalmente certificados ganham a preferência de consumo. A indústria moveleira deve estar atenta à crise financeira que gerou um consumidor pouco disposto a comprar, valorizando mais a recompra, a reutilização e o conserto. Assim, oferecer descontos ou vouchers para clientes que trazem seus móveis antigos, ao adquirirem novos, é uma forte tendência”, destaca Deweik.
Processos produtivos éticos, transparentes, sustentáveis, que comunicam a origem de seus insumos, são fortes tendências em design de móveis para 2021. O global tem dado espaço para o local, muito devido às dificuldades de importação, valorizando móveis com materiais regionais e processos de fabricação mais artesanais.
Efeito Cocooning: encasulamento
Efeito cocooning é um termo que surgiu na década de 1980 (período da Guerra Fria), e se refere ao movimento das pessoas se recolherem em casa e diminuírem as atividades realizadas na rua, contexto comum de períodos caracterizados por grandes crises.
O espaço residencial passa a mesclar a vida pessoal e profissional, a partir da realização de comunicações virtuais por meio de vídeo. Os móveis são importantes aliados da saúde menta, física e emocional, proporcionando um sono mais reparador e o desenvolvimento das atividades profissionais com mais conforto.
Inclusão e Diversidade
As discussões sobre inclusão, diversidade e racismo tendem a estar cada vez mais em pauta. Essas questões são traduzidas como tendências em design de móveis para 2021, tanto em termos produtivos como em termos estéticos, funcionais.
Deweik aponta: “As linhas de produção e os setores de venda moveleiros tendem a ser pensados e desenvolvidos por profissionais diversos, em termos de formação, idade, etnia e gênero. Saber como o móvel foi feito é tão importante quanto o resultado final. A diversidade e o respeito, pela individualidade dos colaboradores, são essenciais. A decoração tem demandado móveis esteticamente sem gênero, compondo os mais variados ambientes, em harmonia com peças cheias de personalidade.”
Tecnologia
O e-commerce cresceu muito em 2020, e a tendência é de se desenvolver ainda mais, com foco em bons serviços de entrega em domicílio e aplicativos para compra.
“Há uma crescente demanda por experimentar o móvel dentro de casa e finalizar a compra sem precisar ir à loja física. Com isso, o uso da realidade aumentada ajuda o cliente a visualizar o móvel no ambiente. Investir em uma boa experiência do cliente é imprescindível, como uma das principais tendências em design de móveis para 2021. A impressão 3D tem se desenvolvido e o uso dessa tecnologia, para que o cliente imprima seus próprios móveis, é uma realidade cada vez mais próxima”, complementa Deweik.
Cores
A atemporalidade é uma das principais tendências em design de móveis para 2021, assim como um maior contato com a natureza em busca de conforto e saúde mental.
Os tons terrosos e neutros estão em alta para estofados, variando do marrom chocolate até tonalidades mais claras. Materiais sintéticos sustentáveis, certificados, que remetem à textura do couro, com acabamento fosco, estão em alta para o setor moveleiro.