A marca não é apenas o logotipo da sua revenda, as cores que você usa em seu site, os elementos gráficos de sua folheteria, a imagem que seu negócio transmite ao mercado. Ela é tudo isso e mais. É a experiência que você proporciona a seus clientes, a cultura organizacional da empresa, seus valores. Uma marca é o sentimento que ela evoca nos clientes – é o que torna sua empresa única. Por tudo isso, criar uma marca de sucesso deve ser uma prioridade para sua revenda.
Uma marca forte gera confiança e, quando isso acontece, seus stakeholders (públicos de interesse) a recompensam. E isso pode se dar na forma de relacionamentos duradouros, de fidelização, de defesa e indicação da marca, entre outras coisas.
Mas, criar uma marca de sucesso, naturalmente, não é algo que ocorre da noite para o dia. É preciso conhecimento, preparação e consistência, como lembra Marcelo Sousa, Diretor Administrativo da Tecnomark Marcas e Patentes.
“A marca de sucesso é construída a partir de um profundo conhecimento sobre o negócio e da definição de um propósito, que irá se materializar nos pontos de contato escolhidos com os públicos de interesse”.
3 pontos importantes para criar uma marca de sucesso
A criação e gestão de marcas (também chamada de branding) envolve planejar, estruturar, aplicar, administrar, acompanhar e promover a marca de seu negócio. Portanto, não é algo pontual, mas, sim, que precisa ser inserido na rotina de gerenciamento de sua revenda.
E, para ser bem-sucedido nesse desafio, há algumas boas práticas, que incluem:
1. Criar uma marca única, que se se destaque da concorrência
Criar uma marca de sucesso passa por se certificar de que sua marca possui traços distintivos, que realmente a destaquem de seus concorrentes. Além disso, ela precisa fazer sentido para seu público de interesse, sendo atrativa para ele e de fácil aplicação (por exemplo, logomarcas com muitos detalhes podem não ficar legíveis em espaços pequenos, sendo de mais difícil aplicação).
Desse modo, conforme Sousa, “no momento da criação da marca, é preciso se atentar para algumas características essenciais, como sua originalidade em relação a outras marcas; uma sonoridade distintiva e de fácil pronúncia do nome; versatilidade para aplicação em diversos contextos comerciais; e que não seja descritiva demais a ponto de se tornar genérica. Ou seja, é importante que, para criar uma marca de sucesso, ela se destaque das demais em uma feira, showroom, em outdoors e outros meios publicitários, na internet, bem como nas diversas categorias de mídias nas quais ela venha a ser aplicada”.
2. Contar com profissionais especializados para a gestão de sua marca
Criar uma marca de sucesso é um trabalho de longo prazo que trará resultados continuamente para sua revenda.
“Uma marca é o ativo mais importante de uma empresa. Se ela for gerenciada da maneira correta, pode gerar identificação, diferenciação e valor a um negócio”, afirma o representante da Tecnomark Marcas e Patentes.
No entanto, para isso, é preciso contar com o apoio de especialistas em branding, designers, produtores de conteúdo digital, entre outros. Essa união de expertise é fundamental para garantir que os valores, a imagem e as mensagens da marca sejam consistentes em todos os canais.
E essa consistência fará com que seus clientes tenham a mesma qualidade e previsibilidade de experiência em todos os seus pontos de contato com a marca de sua revenda. Assim, eles saberão e sentirão que suas mensagens são verdadeiras porque você as mantêm consistentemente em todos os pontos e canais.
Ainda, essa consistência ajuda a fomentar a lembrança de sua marca e o rápido reconhecimento dela, independentemente de onde estiver aplicada – quanto mais consistente for sua marca, mais forte, reconhecível e diferenciada ela será.
Ainda, conforme um estudo divulgado pela Forbes, uma marca consistente em seus canais pode ver sua receita elevada em mais de 20% em relação a outras que não fazem esse tipo de trabalho. Por tudo isso, criar uma marca de sucesso passa por contar com o apoio de especialistas para garantir a consistência de seu gerenciamento e de sua aplicação.
3. Faça o registro de sua marca
Muitas vezes, novos empreendedores acabam esquecendo ou não se dando conta da importância de fazer o registro de sua marca. Se você criar uma marca de sucesso para sua revenda, mas não registrá-la, pode perder seu direito sobre ela, vê-la sendo usada por concorrentes e ter que mudá-la.
Por isso, fazer seu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é essencial. Com isso, você garante que será o detentor da marca e terá seu direito de uso, poderá processar e agir judicialmente para proteger sua marca e, ainda, terá mais credibilidade no mercado, transmitindo uma imagem ainda mais profissional.
Assim, diferentemente do que alguns empreendedores imaginam, fazer o registro da marca não é um custo, mas um investimento estratégico no sucesso do negócio. Marcelo Sousa assinala outros pontos importantes sobre isso.
“Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado. A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica. Apesar dos custos envolvidos, o empreendedor deve entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir também no futuro fluxo de caixa da revenda.”
Agora que você já sabe mais sobre como criar uma marca de sucesso, descubra mais sobre como promover a fixação da marca de seu negócio.